Dirigentes da Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d’Oeste participaram na terça-feira (18) de um encontro no Sítio Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa integra o Mês do Meio Ambiente e foi promovida pela Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), e o Projeto Jaê - Educação para Equidade. O objetivo foi proporcionar mais conhecimento sobre as ervas medicinais, culinárias e aromáticas e destacar a importância da inclusão das diferentes etnias na preservação do meio ambiente.
Recepcionados por Rosivaldo Pereira dos Santos, conhecido como "o Pajé", os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e valorizar a sabedoria ancestral indígena, aprender sobre o cultivo e uso de diferentes espécies de ervas e refletir sobre práticas sustentáveis, fortalecendo o compromisso com uma educação holística e inclusiva.
O evento contou com o apoio e colaboração do Departamento de Água e Esgoto (DAE), por meio do Departamento de Meio Ambiente, que enriqueceu as discussões e práticas sustentáveis abordadas durante o encontro.
A iniciativa valoriza a diversidade cultural e ambiental, integrando saberes tradicionais ao currículo escolar, preparando os educadores para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos em consonância com o que rege a Lei nº 11.645/08 que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.