A construção da nova represa de Santa Bárbara d’Oeste continua e entra na etapa de cravação de estacas para a formação da estrutura do canal de captação de água de fundo. Com investimento de R$ 12 milhões em recursos próprios do DAE (Departamento de Água e Esgoto), a nova represa ampliará em 20% o volume total de água bruta para o abastecimento público.
Com 15 metros de comprimento cada, as estacas de aço são cravadas no maciço da barragem para a formação da parede de sustentação do canal de passagem da água de fundo da represa – ponto que passará ainda pelo processo de escavação, escoramento, concretagem e instalação de duas comportas.
O projeto em execução consiste no alteamento da barragem da represa de Cillo, que já tem construído o muro de contenção de 7 metros de altura por 180 metros de comprimento, um novo vertedouro de 120 metros de comprimento por 40 metros de largura, mantas de proteção do talude e o “tunnel Line” - técnica utilizada para travessia subterrânea da água para captação e também de possíveis reparos nas comportas.
Em conjunto com as represas Areia Branca e São Luiz, a nova represa vai ampliar a capacidade de reservação para até 12 bilhões de litros de água para o abastecimento do município.