Evento contou com a participação de 100 pessoas
O Comusa (Conselho Municipal de Saúde) e a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste promoveram no último sábado (10) a 12ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, aberto ao público, ocorreu na Escola Estadual “Ulisses de Oliveira Valente”, no Centro da cidade e contou com a participação de 100 pessoas, entre usuários, trabalhadores e gestores do SUS (Sistema Único de Saúde).
Neste ano a Conferência teve como tema “O SUS em Santa Bárbara d’Oeste - As Reais Necessidades do Município”, tendo como principais objetivos: avaliar e propor melhorias na saúde do Município, ressaltando a promoção e assistência à saúde; avaliar o modelo de atenção à saúde por meio da discussão dos problemas de saúde do município; e elaborar o novo Plano Municipal de Saúde, para o período de 2026 a 2029.
Durante o evento foram apresentadas propostas por eixos, sendo: Atenção Primária à Saúde; Atenção Especializada e Saúde Mental; Atenção à Urgência e Emergência; Atenção Hospitalar; Vigilância em Saúde e Vigilância em Zoonoses; Assistência Farmacêutica; Controle Social e Participação Popular; Gestão de Pessoal; Gestão Orçamentária e Financeira. Após as discussões nos grupos de trabalho, as propostas foram levadas à votação, durante a Plenária Final.
A presidente do Comusa, Maria Cândida Vieira Miguel, destacou a importância da participação popular nas questões voltadas à saúde. “Não existe uma saúde de qualidade sem a participação das pessoas, sem a construção de políticas públicas. O controle social é fundamental para os avanços do SUS e as Conferências de Saúde são primordiais nesse processo, por trazerem temas relevantes para discussão, com todos os segmentos presentes, usuário, trabalhador e gestor”, comentou.
“Por meio da participação popular, nós construímos o SUS que temos hoje. E a gente tem muito para fazer ainda, tem muita coisa pra modificar, pra evoluir, mas é evidente os avanços da saúde, principalmente aqui no nosso município. E isso tudo é possível devido a um esforço conjunto, do usuário, do conselheiro, das equipes de trabalho e da gestão, que hoje estão aqui reunidos, gerando as propostas que irão nortear o nosso Plano Municipal de Saúde pelos próximos quatro anos. Agradeço a participação de todos, em nome do prefeito Rafael Piovezan e espero que as propostas aprovadas hoje possam ser executas nos próximos anos, qualificando ainda mais os serviços de saúde ofertados na nossa cidade”, completou o secretário de saúde, Marcus Pensuti.