O CEU das Artes de Santa Bárbara d’Oeste será palco, nesta quarta-feira (28), às 19 horas, da primeira exibição pública do documentário “Carnaval das Bárbaras – A Rua é Nossa”, que retrata a trajetória de um coletivo de mulheres que, há mais de uma década, vem transformando o cenário cultural da cidade por meio do carnaval de rua. O evento contará com uma roda de conversa mediada pelas integrantes do coletivo responsável pelo documentário. A classificação é livre e a entrada é gratuita.
Aprovado pela Lei Paulo Gustavo no Município e produzido pelo Bloco das Bárbaras, o documentário mergulha na história e no impacto do movimento que surgiu para resgatar a tradição carnavalesca local e reivindicar o espaço público como lugar de celebração, arte e resistência.
Com depoimentos de participantes, artistas, apoiadores e moradores da cidade, o filme mostra como o carnaval de rua se tornou, em Santa Bárbara d’Oeste, um ato político e cultural, protagonizado por mulheres que desafiam padrões, promovem inclusão e fortalecem o sentimento de pertencimento urbano.
Sinopse
Em Santa Bárbara d’Oeste, interior paulista, um coletivo de mulheres ousou transformar a paisagem urbana e cultural da cidade. Carnaval das Bárbaras – A Rua é Nossa é um mergulho vibrante na trajetória de um movimento que, há 10 anos, resgata a tradição carnavalesca local e reinventa o modo de ocupar o espaço público. Mais do que um bloco, é um grito coletivo de força feminina, resistência e pertencimento.
Com músicas, cores e corpos pulsando nas ruas, o documentário revela como o Carnaval das Bárbaras se tornou símbolo de empoderamento e do direito à cidade, batendo recordes de participação ano após ano — e deixando marcas profundas na história e no coração de quem vive a festa.
A produção conta com direção executiva, produção e roteiro de Bianca Crepaldi, Bruna Wiezel, Gabrielle Maria e Vivian Helena Ignácio, direção de fotografia de João Oliveira Hansser e Vitor Pavan, direção de arte e edição final de João Oliveira Hansser, operação de câmera de João Oliveira Hansser e Vitor Pavan, narração de Bianca Crepaldi, Bruna Wiezel, Gabrielle Maria, Indra Haretrava e Vivian Helena Ignácio, sob gestão do projeto Bloco das Bárbaras.
O documentário também reúne entrevistas com Ana Luiza de Oliveira Rezende, Andressa Santos, Bianca Crepaldi, Bruna Oliveira, Bruna Wiezel, Caio Souza Pires, Camila Lourenço, Gabrielle Maria, Gilberto Forti, Giovana Angelo, José Carlos Armelin, José Maria de Araújo, Marcelo Salomão, Melissa Rodrigues, Neli Araújo Forti, Roberta Graciani Ignácio e Vivian Helena Ignácio.
O “Carnaval das Bárbaras – A Rua é Nossa” é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.
Serviço:
Exibição do documentário “Carnaval das Bárbaras – A Rua é Nossa”
Quarta-feira (28), às 19h
Local: CEU das Artes | Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol II, Santa Bárbara d’Oeste/SP
Entrada gratuita
Classificação: Livre