A edição 2025 do Festival Gastronômico de Inverno de Santa Bárbara d’Oeste registrou um crescimento de 47% nas vendas de pratos em relação à edição de 2024. Realizado nos dias 7 e 8 de julho, na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, o evento movimentou, no total, R$ 220.957,80 em vendas, considerando alimentação, bebidas e artesanato.
Somente os pratos comercializados somaram R$ 153.455. Ao todo, foram 6.466 pratos vendidos, entre os mais de 12 mil itens comercializados durante os dois dias de evento.
“A resposta do público foi extraordinária. Atendendo às diretrizes do prefeito Rafael Piovezan, o nosso Festival cresceu, tanto em estrutura quanto em adesão. Isso mostra a força do nosso setor gastronômico e cultural. É um evento que já está no calendário e atrai cada vez mais turistas e famílias”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.
A edição contou com a participação de 14 estabelecimentos de Santa Bárbara d’Oeste e da Região Turística Bem Viver, que apresentaram um cardápio com 35 pratos, entre receitas tradicionais, criações autorais e opções vegetarianas.
Entre os restaurantes participantes estiveram o Cia. do Milho, Padaria Dona Vitória, Booze Restaurante, Jujuba Mercado de Guloseimas, Hot Dog Oh Yes, Sweet Paty Confeitaria & Café, Ki-Pastel Mercadão, Lisboa Massas & Cia, Holy Cook, Rancho da Linguiça, Estação Restaurante, Tutti Amici Pizzaria, Eu Amo Pastel Joel & Léia e Casa da Nonna Massas Artesanais.
Entre os destaques gastronômicos estiveram o Escondidinho de Milho com Carne Seca, Hot Dog Carioca, Quiche de Figo com Gorgonzola e Mel, Talharim com Almôndegas Artesanais, Cuscuz Mineiro, Pastel de Kinder Bueno, Arroz Carreteiro, entre outros sabores que conquistaram o paladar do público.
Além da gastronomia, o evento teve uma programação cultural com shows gratuitos. Na segunda-feira (7), Samba do Negro Silva e Banda Alto Astral agitaram o público. Já na terça-feira (8), véspera de feriado, foi a vez das bandas AR40 e CPK Rock Band assumirem o palco principal.
Com o sucesso da edição, o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) alcançou R$ 20.245,00 em recursos, referentes à taxa de participação dos estabelecimentos e à porcentagem arrecadada sobre as vendas.
O Festival é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o COMTUR, e tem como objetivo valorizar a gastronomia local, fomentar o turismo gastronômico e fortalecer a economia criativa da região.