Em um mês marcado por diversas ações e atividades voltadas aos cuidados com a saúde e bem-estar dos homens, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste finaliza o Novembro Azul 2025. Durante o período, a Rede Municipal de Saúde intensificou os atendimentos e orientações voltados às questões relacionadas à saúde masculina, com destaque para a prevenção do câncer de próstata e de outras doenças e agravos, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Complexos Regionais, empresas parceiras e instituições.
Nesta quinta-feira (27), uma série de palestras realizadas junto à Rede de Supermercados Pérola de Santa Bárbara d’Oeste marcou de forma simbólica o encerramento das ações do Novembro Azul no Município. Ao longo do dia, as equipes das lojas localizadas nos bairros Jardim das Laranjeiras, Jardim Laudissi e Jardim Icaraí receberam diversas orientações sobre autocuidado, hábitos saudáveis, exames preventivos e sobre a importância do acompanhamento regular da saúde masculina. As atividades foram ministradas pela enfermeira da rede, Natallie Frassane Guimarães.
A programação do Novembro Azul em Santa Bárbara d’Oeste contemplou ações voltadas a fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, tabagismo, etilismo, hábitos saudáveis, alimentação e atividade física, além de orientações sobre os principais sintomas do câncer de próstata e sobre quando realizar os exames investigativos.
As UBSs, os Complexos Regionais e outros setores da Saúde, que contaram com decoração especial alusiva ao tema, promoveram salas de espera ativas, por meio dos grupos de promoção da saúde, como o Faça Saúde e o Programa QualiVida, e, quando necessário, realizaram encaminhamentos para exames, como aferição de pressão arterial, glicemia, triagem de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), exame de PSA, entre outros.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, no triênio 2023-2025, surjam 71.730 novos casos por ano de câncer de próstata no país, o que corresponde a um risco estimado de 67,9 casos para cada 100 mil homens. Trata-se do câncer mais incidente na população masculina, excluindo os tumores de pele não melanoma, e também do segundo que mais mata homens no país. Somente em 2021, mais de 16 mil brasileiros perderam a vida em decorrência da doença, o que representa, em média, 44 óbitos por dia. Esses dados reforçam a urgência da conscientização e da disseminação de informações.
Para ter acesso aos serviços ofertados na rede municipal de saúde, basta comparecer à UBS mais próxima da residência e verificar os atendimentos disponíveis.









