A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na noite desta quinta-feira (27), a I Plenária Estudantil para o Plano Municipal de Educação (PME), reunindo mais de uma centena de participantes no Salão Nobre da pasta. O encontro marcou uma etapa decisiva na elaboração do novo plano decenal (2026-2036), colocando os estudantes da rede municipal no centro do debate sobre os rumos da educação pública.
Iniciada às 18h30, a plenária contou com a presença de alunos, familiares, auxiliares de desenvolvimento infantil, professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, representantes de conselhos municipais, do Poder Executivo e Legislativo, do Fórum Municipal de Educação, da equipe técnica da Secretaria de Educação, além de associações e entidades da sociedade civil. O evento consolidou um mês de mobilização nas escolas, onde turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental discutiram a importância do plano. Para os alunos da Educação Infantil foi solicitado que desenhassem "O que você gostaria que tivesse na escola ou perto dela e o que você não gosta que tenha". Para os alunos do Ensino fundamental discutiram o Plano tendo uma pergunta norteadora para organizar as ideias e propor sugestões: “Como podemos ajudar a melhorar a educação da nossa cidade para que todas as crianças aprendam mais e sejam felizes na escola?”
As contribuições estudantis foram organizadas por territórios e apresentadas pelos próprios alunos durante a plenária. A participação da Educação Infantil ocorreu por meio da apresentação dos desenhos que traduziram percepções, desejos e experiências das crianças de forma rica e reflexiva.
A programação incluiu apresentações culturais, declamação de poesia, execução do Hino Nacional e do Hino de Santa Bárbara d’Oeste, além da entrega de certificados aos estudantes envolvidos no processo. Autoridades presentes reforçaram a importância da escuta ativa e a necessidade de incorporar a visão dos jovens na formulação do novo PME.
A secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, destacou o engajamento dos estudantes durante o encontro. “O engajamento dos nossos estudantes mostra que a Educação se fortalece quando cada voz é ouvida. Eles são protagonistas desse processo e têm contribuído de maneira essencial para construirmos, juntos, uma escola mais acolhedora, inovadora e feita para todos. Agradeço a toda a comunidade, de pais, alunos e profissionais da Educação que se mobilizaram nesta ação.” Todas as contribuições trazidas pelos alunos serão encaminhadas ao Fórum Municipal de Educação para contemplar a redação do novo Plano.
O que é o PME?
Ferramenta essencial para o planejamento educacional, o Plano Municipal de Educação organiza e direciona as ações necessárias para garantir acesso, permanência e qualidade no ensino. O documento estabelece metas (o que se quer alcançar), estratégias (como chegar lá) e diretrizes (os princípios que orientam a formulação das políticas públicas).
A elaboração e aprovação do PME é uma exigência legal para todos os municípios brasileiros. Após aprovado pela Câmara Municipal, o documento passa a ter força de lei e deve ser acompanhado pela sociedade.
Entre os temas discutidos na revisão do plano estão: expansão da rede de ensino, educação especial, alfabetização, uso de tecnologia e inteligência artificial na aprendizagem, financiamento da educação e inclusão de metas relacionadas à sustentabilidade e à educação ambiental.