Formação foi voltada aos agentes de saúde e de endemias da Rede Municipal de Saúde
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste promove no dia 11 de dezembro, quinta-feira que vem, a formatura de 34 profissionais da Saúde no Curso Técnico do Programa “Mais Saúde com Agente”. A cerimônia será realizada na Estação Cultural da Fundação Romi, a partir das 19 horas. A iniciativa, realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, foi voltada aos agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias que atuam na Rede Pública do Município.
Durante o evento, os formandos receberão, além dos certificados pela conclusão do curso, um novo kit de trabalho, adquirido com recurso próprio do Município, contendo um colete, um chapéu e uma bolsa personalizados, que serão importantes para a proteção individual e identificação dos profissionais nas ações junto à população.
O curso foi realizado entre outubro de 2024 e outubro deste ano, com carga horária de 1.320 horas, por meio de atividades práticas e teóricas, tendo como preceptores o biólogo Luiz Eduardo Chimello de Oliveira e a enfermeira Vanderleia Guedes Moreira.
Essa é a segunda leva de profissionais a concluir a qualificação técnica pelo Município. Em 2023, outros 24 profissionais, entre agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, se formaram na primeira edição do curso, à época intitulado Programa “Saúde com Agente”.
Sobre a iniciativa
O Programa “Mais Saúde com Agente” é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Secretarias Municipais de Saúde.
A iniciativa busca fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Vigilância em Saúde (VS) ao qualificar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE) para atender às necessidades, principalmente, das comunidades em situações de vulnerabilidade social.
Os agentes de saúde têm um papel importante no fortalecimento do SUS, na Estratégia Saúde da Família (ESF), na prevenção e no controle de doenças nas comunidades, na promoção da saúde, além do cuidado e da mobilização social. O programa realiza a formação desses profissionais, que atuam no contato com as famílias e o território, para que consigam identificar e monitorar mudanças nos fatores que afetam a saúde da população.









