Interessadas em participar das visitas durante o ano devem se cadastrar nas UBSs
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (15) a primeira visita de gestantes à maternidade do Hospital Santa Bárbara em 2026. Participaram do encontro 17 pessoas, sendo oito gestantes e seus acompanhantes. O objetivo das visitas é apresentar a estrutura do local e equipe para as futuras mães, visando prepará-las para o parto de forma mais acolhedora e humanizada. No último ano, a iniciativa acolheu 144 gestantes e 112 acompanhantes.
Durante a visita as participantes tiveram acesso a informações sobre a gestação, o parto e os primeiros cuidados com os recém-nascidos, a importância da amamentação, seus benefícios no desenvolvimento da criança, em seu sistema respiratório, desenvolvimento correto da face e do sistema mastigatório, direitos trabalhistas das gestantes e puérperas, como identificar a violência obstétrica, entre outros pontos. A ação tem coordenação do NAC (Núcleo de Ações Coletivas), com apoio da Atenção Especializada/Saúde da Mulher e Atenção Primária à Saúde, por meio de uma equipe multiprofissional.
As gestantes interessadas em participar das visitas ao longo do ano devem se cadastrar nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de onde serão encaminhadas e acolhidas pelo NAC. Após o agendamento da visita, a equipe do setor entrará em contato confirmando a participação. Os encontros ocorrem quinzenalmente sempre às quintas-feiras.
Em Santa Bárbara, as ações voltadas às gestantes e recém-nascidos são realizadas de forma integrada, entre diversos setores da Saúde, como a Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde, Centro de Referência em Saúde da Mulher, Núcleo de Ações Coletivas, Educação Permanente em Saúde e AMDIC (Ambulatório Municipal de Doenças Infectocontagiosas), entre outros, além da parceria com o Hospital Santa Bárbara.
Esse importante trabalho tem início desde os grupos de planejamento familiar e consultas de pré-natal, com acompanhamento nos grupos de gestantes e puericultura realizados nas unidades, consultas e visitas à maternidade, e prossegue após o nascimento, por meio de exames, aplicação de todas as vacinas do calendário vacinal, orientações nutricionais e sobre aleitamento materno, entre outras ações.
Foto: Arquivo