A Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio do setor de Serviços Funerários, irá fazer a exumação de 253 sepulturas provisórias, no Cemitério Cabreúva
A Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio do setor de Serviços Funerários, irá fazer a exumação de 253 sepulturas provisórias, no Cemitério Cabreúva. Trata-se de mortos que foram sepultados entre 1991 e 1998, na quadra 10 do cemitério. Antes da exumação, no entanto, os responsáveis terão 30 dias (a contar da data da publicação do edital), para a retirada dos restos mortais ou aquisição de um túmulo. A área exumada dará lugar para a construção de 200 novas caixas funerárias (túmulos).
De acordo com a engenheira e chefe do Departamento de Serviços Funerários, Alice Dalva Ramos, após a exumação, que deve durar em torno de um mês, será iniciada a construção das novas caixas de sepultamento. "A época chuvosa, a partir do final do ano, é propícia para as retiradas, por que a terra fica mais fácil de trabalhar e não é possível a construção das novas caixas", contou. O reduzido número de visitantes nos cemitérios no mesmo período, também é outra condição desejável para a realização das retiradas.
No ano passado também foi feita a exumação da quadra oito, onde havia sepulturas provisórias de crianças. Na área já foram construídos 100 túmulos, de um total previsto de 180. "Com a nova exumação, restará somente mais uma a ser feita, na quadra 12, o que deve ocorrer ainda no ano que vem", contou a chefe do setor. De acordo com Alice, muitas pessoas já regularizaram a situação dos túmulos provisórios, comprando uma área ou mesmo transferindo para cemitérios de outras cidades. "Existem casos que os restos mortais foram levados para a cidade onde a família mora. Estão em iminência de exumação somente os que ninguém nos procurou", falou.