A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste está promovendo ações especiais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) orientando sobre o Diabetes. Na Semana do Diabetes, todas as UBS vão estar realizando o teste, das 7 às 9 horas, na tentativa de identificar novos casos. "Estamos aproveitando a data para orientar aqueles que estão descobrindo agora que tem diabetes e alertando sobre a doença", explicou o secretário de saúde, Dr. Carlos Alberto Cavalcante.
No Centro de Saúde está sendo exibido um filme sobre diabetes para as pessoas nas salas de espera. Além disso, o Centro de Saúde está recebendo todos os dias pela manhã, um membro do Grupo de Diabetes, que fará seu relato de experiência e um profissional da área, que fará as orientações e esclarecimento de dúvidas sobre diabetes.
Amanhã (8/11), a assistente social Lucimeire Cristina Coelho Rocha, faz palestra às horas, sobre o tema "Reintegração Social do Paciente Diabético"; dia 9, o fisioterapeuta João Francisco Calvino, fala sobre "Melhorando a qualidade de vida"; dia 10, a nutricionista Vanessa Pozzi dos Santos, faz palestra sobre "Alimentação e Prevenção de Doenças" e no dia 11, é a vez da Dra. Maria Aparecida Miranda Pedroso, abordar o tema "Prevenção de Diabetes".
Sobre Diabetes:
O Diabetes se desenvolve quando o pâncreas, glândula localizada na cavidade abdominal, não produz insulina, ou o faz de forma deficiente, impedindo esse hormônio de exercer sua principal função: fazer com que a glicose seja absorvida pelas células. Quando isso ocorre, as células ficam subnutridas e há um acúmulo de glicose no sangue. Então a pessoa passa a se sentir muito fraca, começa a emagrecer e a urinar mais do que o normal.
Os jovens apresentam, em geral, o diabetes do tipo I, sem características hereditárias, e necessitam de aplicações diárias de insulina, pois o tecido do pâncreas é destruído, impossibilitando a produção desse hormônio. Já os adultos têm o chamado diabetes do tipo II, de características hereditárias e que não impõe a necessidade de injeções de insulina e sim de medicamentos orais, como as sulfas hipoglicemiantes, e controle de alimentação.
Controlar o diabetes é manter o nível de glicose no sangue dentro dos limites ideais (de 80 a 180 miligramas) e garantir que as células fiquem bem nutridas. Controlar o nível do stress é também muito importante para o tratamento, pois quando o paciente fica stressado a concentração de glicose no sangue aumenta, por isso, é recomendado aos pacientes com diabetes praticar exercícios físicos regulares para descarregar a tensão.
Os exercícios físicos, na verdade, conseguem fazer com que, mesmo na ausência da insulina, uma quantidade razoável de glicose seja utilizada pelas células, diminuindo a sua concentração no sangue. A atividade física também aumenta a circulação sangüínea, que beneficia os diabéticos, principalmente aqueles com problemas circulatórios.
E não se esqueça: se for comer uma sobremesa diet ou light, fique apenas com uma porção. Comer o dobro pode significar o mesmo que um doce supercalórico.
Fonte: http://saudevidaonline.com.br e http://www.diabetes.org.br