Alunos e funcionários da Emei Dona Maria Araújo, comemoraram hoje, o Dia da Patrona. O evento foi realizado pela manhã com a apresentação de músicas infantis, executadas por crianças de dois a quatro anos de idade. Alunos do Jardim I A e B, dançaram e cantaram a música "O Sábio"; o maternal III A e B, "Farinhada"; o maternal II A, "Eu vou andar de trem"; o maternal II B "Formiguinhas" e todas as crianças "Maria, Maria", de Milton Nascimento.
Prestigiaram o evento o prefeito e filho da patrona da Emei, José Maria de Araújo Júnior, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade Jandira Bagnoli Araújo; o vice-prefeito, Sérgio de Souza Sacerdote; os secretários municipais de Educação, Neuza Carleto, Governo, Joel José Pinto de Oliveira, Finanças, Laerson Andia, Esportes, Ademir Gonçalves; os vereadores Adegas Júnior, Edson Carlos Bortoluci (Juca) e Enoc Coutinho.
O prefeito Zé Maria muito emocionado, pouco falou. A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Jandira Bagnoli Araújo agradeceu as crianças pela apresentação, os funcionários da Emei pelo empenho e contou que Dona Maria era uma pessoa muito meiga e carinho. "Dona Maria sempre falava baixinho e com toda sua doçura conquistava o respeito de todos", disse Jandira.
Da família estavam: Débora Araújo, Luis Cláudio Araújo, Flávio Roberto Araújo; Nair Araújo Gianeti, Lina Araújo Bataglia, Ziza Araújo Bagarolo, Zinho Araújo, Alba Helena Franco Araújo, Lúcia Scarazati Araújo, Heloísa Araújo, José Maria Araújo Neto, Neli Araújo Forti e Ana Laura Bagarolo.
A coordenadora Renata Finamore Martins disse que a escola foi inaugurada em 1986. A patrona, Dona Maria Araújo, mãe do prefeito José Maria de Araújo Júnior, faleceu em janeiro de 1983. Portanto, comemora-se hoje o 100º aniversário de Dona Maria Araújo.
Atualmente a Emei que fica na Rua Maceió, 455, bairro Cidade Nova, atende 189 crianças, em nove classes, na faixa etária de três meses a quatro anos, ou seja, do Berçário ao Jardim I. Para tanto a unidade possui 31 funcionários, sendo 19 monitores, quatro professoras, cozinheiras, jardineiro e oficial de escola. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 17h30. Cada criança recebe cinco refeições por dia: Café da manhã, suco, almoço, lanche da tarde e jantar.
Patrona
Dona Maria Antonia de Faveri Araújo, nasceu em Rio das Pedras, SP, em 1905, sendo a filha mais nova de João Defavari e Eugênia Fosca Campagnol Defavari e teve oito irmãos. Morava em um sítio no Alambari do Meio, onde ajudava seus pais. Em 23 de novembro de 1923 casou-se com José Maria de Araújo e tiveram 14 filhos, Moacir, Maria de Lurdes, Nair, Mauro, João Gualberto, Feliz, Lina, Eugênia, José Maria, Terezinha, Flávio e Luis Cláudio e ainda dois filhos de coração, os sobrinhos Terezinha e Olavo.
Em 1933, a convite de Antonio de Cillo, o casal e seus primeiros quatro filhos, mudaram-se para a Usina de Cillo. Seu marido cuidou da plantação de eucaliptos e participou da construção da usina. Depois dona Maria auxiliou o marido na montagem de uma pensão, e o casal ficou responsável pela alimentação dos lavradores da usina.
Em 1939, dona Maria e a família mudaram-se definitivamente para Santa Bárbara d´Oeste. A partir de então, a futura patrona auxiliou o esposo em diversas empreitadas: trabalho com ferro velho, carpintaria, fábrica de brinquedos, leiteria, mercearia, padaria e finalmente o serviço funerário. Dona Maria Araújo faleceu em 30 de janeiro de 1983, com 78 anos.