A data oficial do aniversário do Asilo São Vicente de Paulo (Associação Barbarense das Damas de Caridade) é 30 de novembro, mas a comemoração dos 80 anos de fundação foi realizada ontem.
A data oficial do aniversário do Asilo São Vicente de Paulo (Associação Barbarense das Damas de Caridade) é 30 de novembro, mas a comemoração dos 80 anos de fundação foi realizada ontem. Tudo foi definido por uma comissão preparatória, formada por representantes do Lions Pérola, Lions Centro, Limparianos, Rotary Club, Rotary Progresso, e do Fundo Social de Solidariedade. "Sempre fazemos o possível, o impossível colocamos nas mãos de Deus", disse a presidente do Asilo, Jacira de Almeida Rangel, que completou "procuramos fazer o melhor para o os nossos idosos".
O evento teve inicio com a celebração de missa no próprio Asilo, celebrada pelo Padre Marcelo Sales. "Deveríamos guardar o louvor para o Natal, mas pela especialidade da data levantemos o louvor aos céus. Vamos elevar a Deus agradecimento por essa casa", disse o Padre. Uma placa foi descerrada, com a inscrição "1925 - 2005 A Vila São Vicente de Paulo é um exemplo. 80 anos de Solidariedade. A Diretoria 30/11/2005".
Após a missa houve uma solenidade no salão de festas para entrega de medalhas aos ex-presidentes da entidade e aos voluntários, um Tributo de Gratidão com a inscrição "reconhecimento ao trabalho voluntário em benefício dos idosos da Vila São Vicente de Paulo". No salão de festas do Asilo as pessoas que prestigiaram o evento também puderam visitar a exposição histórica. A representando do Clube da Avencas, Mercedes Scomparim de Felício, declamou o Hino do Asilo São Vicente de Paulo. O historiador Antonio Carlos Angolini falou sobre os 80 anos de fundação do Asilo.
O Asilo recebeu um telegrama assinado pela família de Dona Alice Aranha de Oliveira, fundadora da entidade, parabenizando pela data. Em 30 de novembro de 1925 um grupo de senhoras formaram a Associação Barbarense de Dama de Caridade, de amparo aos idosos, incentivadas pelo Monsenhor José Henrique Nicopelli.
Estiveram prestigiando o evento o prefeito José Maria de Araújo Júnior; a presidente do Fundo Social de Solidariedade Jandira Bagnoli Araújo; os secretários municipais de Governo, Joel José Pinto de Oliveira, Finanças, Laerson Andia, Esportes, Ademir Gonçalves e de Cultura, José Benedito Varela; o presidente da Câmara, Sérgio Renato de Camargo. "Poucas pessoas estão aptas a se dedicarem pelo semelhante", comentou o Camargo, durante a solenidade.
O prefeito José Maria de Araújo Júnior destacou o empenho dos presidentes que passaram pelo Asilo que mesmo nos momentos mais difíceis nunca esmoreceram. Depois de contar a história de quando foi coroinha, o prefeito Zé Maria falou ainda de sua relação com o Monsenhor Nicopelli, que era amigo de seu pai. "O padre Nicopelli era tão importante que era chamado para opinar sobre muitas questões da cidade. As pessoas procuravam por sua opinião", contou o prefeito.