O resultado de quatro meses de trabalho, desenvolvido através de visitas técnicas promovidas todas as quartas-feiras, foi apresentado pelo grupo técnico do Circuito de Ciência Tecnologia, a secretários e prefeitos municipais, em evento promovido na segunda-feira (5/12), no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), em Campinas. Neste trabalho, foram identificadas as potencialidades turísticas de 12 municípios: Americana, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Limeira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Piracicaba, Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré.
O secretário de Cultura, José Benedito Varela, participou do encontro, no qual os pontos turísticos de cada cidade foram indicados pelas prefeituras. O estudo técnico utilizou a metodologia da Embratur para compor o estudo. A pesquisa também apontou tecnologias de outros tempos utilizadas na formação e desenvolvimento das cidades.
Como SB aparece na proposta de roteiros
Santa Bárbara figura no roteiro (para ser implantado), abordando-se a imigração norte-americana, em conjunto com Americana e Piracicaba. Os roteiros possíveis de serem implantados (curto prazo), são: Água (com Americana e Piracicaba), e Pré-História Regional (com Monte-Mor). O grupo de trabalho é formado por representantes das prefeituras, voluntários, historiadores, arquitetos, biólogos, turismólogos, entre outros profissionais. O Consórcio Intermunicipal do Pólo Turístico Circuito de Ciência Tecnologia será oficializado em janeiro. Atualmente ele é presidido pelo prefeito de Indaiatuba, José Onério (PDT).