As compras do final de ano são responsáveis por um aumento de até 30%, do número de pessoas que buscam orientação no Procon (Órgão de Defesa do Consumidor).
As compras do final de ano são responsáveis por um aumento de até 30%, do número de pessoas que buscam orientação no Procon (Órgão de Defesa do Consumidor). Em Santa Bárbara d´Oeste o número de atendimentos diários (pessoal e por telefone), passa de 100 para mais de 130. A atendente técnica, Fátima Felippe, disse que neste período aumentam as reclamações de toda a natureza, mas o destaque fica para as ligadas às compras. Outro motivo que leva o consumidor ao órgão, é que as pessoas inadimplentes, de olho em novas compras parceladas, buscam orientação de como recuperar o crédito.
"O Procon auxilia o consumidor a fazer o cálculo da dívida, para que não sejam cobrados valores abusivos", explicou Fátima. Ela disse que o correto é a cobrança de 2% de multa sobre o valor da dívida, acrescido de 1% de juros ao mês, além da atualização monetária. Segundo a atendente, não poderá ser cobrado nada diferente disso.
Como comprar
A primeira orientação do órgão, é que o comprador pesquise bem os preços, antes de decidir-se pela compra, pois os valores podem variar bastante de uma loja a outra. Vale "pechinchar" bastante e preferir a compra à vista ou pelo menos evitar parcelamentos muito longos, que embutem juros elevados. "O consumidor deve evitar compras por impulso, avaliando antes, se realmente necessitará do produto", orientou a atendente.
Ela também destacou a importância de que se economize pelo menos parte do 13o salário."A economia será útil para os compromissos financeiros que vencem no início do ano: impostos (IPTU, IPVA, etc.), matrículas e uniformes escolares, vencimento de parcelas das próprias compras do final do ano, entre outros", enfatizou Fátima. A pessoa também nunca deve deixar de exigir a nota ou o cupom fiscal, que é o documento necessário na utilização da garantia ou troca. Também é muito importante que seja esclarecida a política de troca, adotada pela revendedora.
Orientação para compra de produtos alimentícios
Produtos embalados: Observar se a embalagem está inteira. Verifique o prazo de validade, dados do fabricante, registro no órgão competente e peso. Prefira embalagens transparentes onde seja possível ver o aspecto do produto. Ao comprar cereais (farinha de trigo, aveia e massas em geral), observar a aparência dos produtos, estes devem estar sobre estrados ou prateleiras. O arroz deve ser armazenamento em piso elevado, distante do chão.
Produtos resfriados/congelados: Deixe por último a compra de alimentos que necessitem de refrigeração. Por serem perecíveis é necessário que retornem o mais breve possível à geladeira.
Frutas, verduras e legumes: Na hora da compra, dê preferência aos produtos de época, pois, em geral, têm melhor qualidade e preço. As frutas não devem apresentar manchas ou partes amareladas. Devem estar inteiros e firmes, sem picadas de insetos ou partes amolecidas.
O Procon atende na Prefeitura de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas, pelos telefones 3455.8249/8299 ou www.santabarbara.sp.gov.br .