LEI MUNICIPAL Nº 4.605 DE 27 DE MAIO DE 2024
Poder Legislativo
Verª. Kátia Renata de Freitas Ferrari
“Dispõe sobre a denominação do Espaço Saúde Animal de Santa Bárbara d´Oeste, localizado na Avenida Prefeito Isaías Hermínio Romano, no Jardim Souza Queiroz, como ‘São Francisco de Assis’, conforme específica e dá outras providências”.
RAFAEL PIOVEZAN, Prefeito do Município de Santa Bárbara d’Oeste, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhes são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei Municipal:
Art. 1º O Espaço Saúde Animal passa a ser denominado de ‘São Francisco de Assis’.
Art. 2º A biografia do homenageado passa a fazer parte integrante dessa Lei.
Art. 3º A Prefeitura Municipal no momento oportuno afixará placa denominativa para a perfeita identificação do respectivo hospital.
Art. 4º As despesas oriundas da execução dessa lei correrão por conta de verba própria do orçamento vigente, suplementadas se necessário.
RAFAEL PIOVEZAN
Prefeito Municipal
Autógrafo nº 61/2024
Projeto de Lei nº 077/2024
BIOGRAFIA
Filho de Pedro e Dona Pica Bernardone, Francisco nasceu entre 1181 e 1182, na cidade de Assis, Itália. Seu pai era um rico e próspero comerciante. Foi batizado em Santa Maria Maior com o nome de João (Giovanni).
Mas quando Pietro Bernardone voltou de uma viagem à França, mudou de ideia e resolveu trocar o nome do filho para Francisco, prestando uma homenagem àquela terra. Como todo jovem de sua época, Francisco desfrutou da sua riqueza. No entanto, de acordo com a história católica, gradativamente, abandonou toda a vida de riqueza e converteu-se e abraçou a pobreza de vida.
Em 24 de fevereiro de 1208, dá início à fundação da Fraternidade dos irmãos menores. No dia 3 de outubro, de 1226, São Francisco de Assis
morreu. No domingo seguinte, foi sepultado na igreja de São Jorge, na cidade
de Assis. No dia 16 de julho de 1228, São Francisco de Assis foi canonizado
pelo Papa Gregório IX. Também foi elevado a padroeiro principal da Itália, em 1939 por Pio XII.
Na igreja de São Francisco de Assis, Assis, Itália, inaugurada em 1256, estão guardados os restos mortais do santo.