Será realizada entre 18 e 22 de setembro a Semana da Água.
Será realizada entre 18 e 22 de setembro a Semana da Água. A iniciativa é do DAE, Departamento de Água e Esgoto, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d´Oeste, através da Secretaria de Educação. Por uma semana as atividades de rotina em cada escola municipal darão lugar a uma programação voltada à água e ao meio ambiente. Nesse ano, o tema será "Sustentabilidade Financeira e Bacia Hidrográfica".
Durante a Semana da Água devem ser plantadas cerca de 180 mudas de árvores nas escolas municipais. Além disso, haverá palestras, exposições e distribuição de materiais educativos que abordarão temas como o lixo, sucatas e a importância da coleta seletiva e da reciclagem.
Programação
A abertura oficial da Semana da Água será realizada na segunda-feira(18/09) no Parque dos Ypês entre às 8h00 e 10h30. Participarão da solenidade alunos da EMEF "Professora Ruth Garrido Roque" e da ADI "Geraldo Rocha Campos" que farão apresentações de jogral e flautas. Durante a cerimônia também haverá plantio simbólico de mudas pelas autoridades.
A programação continua no período da tarde. Entre 14h00 e 15h30 haverá plantio de 110 mudas por alunos da EMEFEI "Professora Antonia Dagmar de Almeida Rosolen" e da EMEFEI "Professora Purificacion Sanches Fonseca".
Na terça-feira (19/09) alunos de seis escolas municipais assistirão palestras no Viveiro Municipal. O tema será "Mata Ciliar e Técnica de Preparação de Mudas". As palestras terão início às 9h00, às 14h00 e às 15h00 e terão uma hora de duração.
Na quarta-feira (20/09) será a vez de mais três escolas irem ao Viveiro Municipal. As palestras, com o mesmo tema, terão início às 8h00, às 9h00 e às 14h00.
Na quinta-feira (21/09) os alunos da EMEF "Vereador José Luiz Gomes da Silva" plantarão 60 mudas de árvores entre 8h00 e 10h00. A mesma atividade deve ser realizada em todas as escolas municipais.
O encerramento da Semana da Água será realizado na sexta-feira (22/09) no Teatro Municipal Manoel Lyra. Haverá apresentação do coral da EMEFEI "Professora Maria Regina Barbosa Carpim" e da peça teatral "É a Gota d'Água" com a Cia. de Teatro Xek-Mat.
Durante toda a Semana da Água também serão realizadas exposições com trabalhos produzidos pelos alunos das escolas municipais. Eles poderão ser vistos no Teatro Municipal Manoel Lyra, no Museu da Imigração, no saguão do DAE, na Secretaria Municipal de Educação e na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.