A prorrogação da intervenção municipal evita a interrupção do atendimento à população e do processo de recuperação do único hospital da cidade.
O prefeito José Maria de Araújo Júnior decretou ontem a prorrogação da intervenção do Município na Santa Casa de Misericórdia de Santa Bárbara d'Oeste, mantenedora do Hospital Santa Bárbara. O decreto n.º 3675, prevê que a prorrogação pelo prazo de 180 dias, prorrogável se necessário, cessando-se antes desse prazo, se cumprido seu objetivo.
A possibilidade de uma suspensão nos serviços prestados levou o prefeito José Maria de Araújo Júnior a decretar a intervenção do HSB em 22 de março de 2006 para garantir que os procedimentos e ações médicas não fossem prejudicados. O decreto estipulava prazo de 180 dias, que vence esse mês.
Nesse período foram adotados procedimentos que asseguraram a manutenção dos serviços hospitalares prestados à rede pública de saúde e todas as dívidas e obrigações vêm sendo pagas em dia desde o ato da intervenção. Mas a situação do HSB ainda não é inteiramente estável, fazendo-se necessária a continuidade das ações que vêm sendo adotadas, para a manutenção dos serviços prestados e também a necessidade de alterações operacionais que envolvem novos investimentos e reformas, que proporcionem o aumento da qualidade e quantidade dos serviços hospitalares oferecidos e conseqüentemente manter e melhorar o equilíbrio financeiro.
A intervenção não apenas assegurou a continuidade dos serviços, mas promoveu uma melhora dos serviços prestados pelo HSB para a rede municipal de saúde e ainda a regularização na aplicação dos recursos públicos a ela destinados. A prorrogação da intervenção municipal evita a interrupção do atendimento à população e do processo de recuperação do único hospital da cidade.