A Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil está acompanhando a evolução das chuvas nos últimos dias na cidade. Os bairros próximos a rios, ribeirões e córregos (áreas ribeirinhas), são os locais mais propícios a alagamentos, sendo monitorados constantemente neste período. De acordo com Antonio Rodrigues da Cunha, coordenador do setor de Defesa Civil, até a manhã desta terça-feira, não houve nenhum chamado de auxílio, mas no final da tarde de hoje foi registrado que o Ribeirão transbordou no Jardim Conceição e Parque dos Ipês. A Defesa Civil deverá ser acionada pelo 199, nos casos de emergências ligadas às chuvas.
O que fazer durante o período de chuva:
A adoção de alguns cuidados simples, na prevenção de acidentes e outros problemas durante chuvas fortes, são muito importantes. Limpar e consertar calhas e o telhado, é uma ação muito efetiva para evitar goteiras. Verificar as condições do madeiramento do telhado e paredes, além de atentar para o aparecimento de trincas e rachaduras no chão e paredes da casa, é igualmente importante, pois a ação do tempo piora a situação, podendo trazer vários riscos e inconvenientes.
Aos primeiros sinais de chuva forte, previna-se contra as enchentes, levantando móveis, geladeira, fogão, e demais aparelhos eletrodomésticos. Levante outros objetos que possam ser removidos, deixando-os fora do alcance da água. Desligue os aparelhos elétricos e eletrônicos, a chave geral, a válvula do botijão de gás e feche o registro do cavalete de entrada de água. Não deixe de retirar o lixo e leve para áreas não sujeitas a enchentes, pois é um fator de agravamento da situação: entope bueiros, galerias e assoreando o leito dos rios. Importante: procure abrigo em lugar alto e seco.
Durante a enchente, evite contato com a água, devido a risco de contaminação. Mantenha produtos de limpeza e alimentos longe da água, mas se estes tiverem contato, deverão ser totalmente descartados, pois poderão desencadear a leptospirose e doenças da pele. Só beba água filtrada ou fervida e em ruas alagadas, caminhe ao lado de muros e paredes, de preferência com o auxílio de uma corda.
Saiba que se você estiver em um carro em local alagado, corre grande risco, por isso diminua a velocidade, aumente a distância com outros veículos e evite áreas alagadas. Vale ressaltar que não é seguro arriscar-se em locais inundados, mesmo que seja para salvar objetos e documentos. Após a água baixar e tudo voltar ao normal, faça uma limpeza total. A descontaminação, a base de água sanitária (cândida), é imprescindível (uma colher de sopa em um litro d´água).