O Município, através da Secretaria de Educação, realizou no mês de março serviços de recuperação e manutenção dos sistemas de gás de cozinha das escolas municipais.
O Município de Santa Bárbara d'Oeste, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no mês de março serviços de recuperação e manutenção dos sistemas de gás de cozinha das escolas municipais. Os serviços proporcionaram aos cofres públicos uma economia de quase 35% ao mês. Até o ano passado o Município gastava mensalmente cerca de 12 mil reais. Nesse ano, após a manutenção do sistema, a conta tem ficado em torno de 8 mil reais.
A empresa contratada eliminou os vazamentos da rede e um engenheiro de segurança emitiu um laudo de estanqueidade, que atesta o isolamento do sistema. Esse laudo será renovado a cada ano, mas a manutenção passará a ser feita mensalmente.
Os botijões pequenos, modelo P13, utilizados em residências, foram trocados porque não são adequados para os fogões industriais das escolas. Agora são utilizados cilindros modelo P 45. Apenas no CAIC Irmã Dulce são utilizados modelos P 90 porque há a necessidade da utilização do gás para o aquecimento das caldeiras. O CAIC conta com água aquecida nos chuveiros e na cozinha.
Cada unidade de ensino também ganhou uma central de gás de cozinha. Elas possuem manômetros, aparelhos indicadores de pressão com a finalidade de medir e indicar continuamente a pressão do gás contido no cilindro. Como o volume de gás guarda uma relação com a pressão, o manômetro envia um sinal elétrico indicativo de quantidade disponível de gás. Assim é possível saber quando há realmente a necessidade da troca do cilindro, o que antes não era possível e acarretava em desperdício.
De acordo com Rosemary Mondoni, responsável Setor de Alimentação Escolar, a manutenção no sistema de gás de cozinha das escolas municipais não era feita há muito tempo. "Ficamos surpresos com a situação de algumas escolas", lembrou Rosemary.
Para a secretária de Educação, Neuza Carleto, os serviços têm dois lados positivos. "Além de proporcionar economia aos cofres públicos a manutenção também garante segurança para nossos funcionários e alunos", destacou a secretária.
O Município investiu quase 45 mil reais na adequação do sistema de fornecimento de gás nas escolas da rede municipal de ensino, que terá continuidade com a instalação de mais sete novos fogões industriais ainda nesse ano.