A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste registrou durante todo o ano de 2005, apenas um caso positivo de dengue no município.
A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste registrou durante todo o ano de 2005, apenas um caso positivo de dengue no município. O caso foi confirmado ainda no primeiro semestre do ano, e trata-se de um caso importado de uma pessoa que contraiu a doença na cidade litorânea de Santos (SP). Ao todo foram notificados 67 casos suspeitos para a doença, dos quais ainda aguarda-se os resultados de três, no entanto no primeiro teste (rápido), o resultado foi negativo. Para todos os demais casos os resultados finais forma negativos.
No ano anterior (2004), a situação foi semelhante, com apenas um caso positivo importado, diante de 78 notificações nos 12 meses. Os serviços de combate a dengue continuam de forma ininterrupta na cidade, já que estamos no período que reúne as condições mais propícias para a proliferação do Aedes aegypti, vetor da doença, ou seja: calor e chuvas. Os agentes de saúde continuam percorrendo os bairros da cidade, orientando e vistoriando as residências, de forma a evitar a formação de criadouros, que são constituídos por recipientes quaisquer que acumulem água parada.
A orientação principal é para que os munícipes evitem água parada e limpa, objetos que a retenha, entre outras situações. A limpeza de calhas e a vedação eficiente de caixas d'água, também são atitudes recomendáveis. Furar os pratos de vasos de plantas ou completá-los com areia, não deixar pneus velhos e garrafas a céu aberto, susceptível a água de chuva, também são orientações simples e que devem ser adotadas.