A Faculdade escolheu o Município para a instalação de um campus, que deve iniciar suas atividades em 2007.
Secretários municipais de Santa Bárbara d'Oeste se reuniram nessa quarta-feira (04/10), na Secretaria Municipal de Educação, com o diretor das Faculdades Integradas Politec, Jaime Alfredo Klava. A Faculdade escolheu o Município para a instalação de um campus, que deve iniciar suas atividades em 2007, e planeja diversas parcerias com a Prefeitura, dentre elas, a inclusão de estagiários em unidades municipais.
O prefeito José Maria de Araújo Júnior vê as faculdades não só como difusoras de conhecimento mas também como empresas que movimentam a economia e tornam-se contribuintes do Município pelo ISS. "Posso até parecer indelicado mas as escolas que aqui se instalam, além dos benefícios inúmeros, quando pagam seus impostos, injetam importantes recursos financeiros no Município".
Participaram da reunião a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Jandira Bagnoli Araújo, o secretário de Saúde, Carlos Cavalcante, o secretário de Esportes, Ademir Gonçalves, a coordenadora da Promoção Social, Georgina Helena de Moraes Boschero, a coordenadora de Educação Básica, Maria Amélia Bueno Schwartz e a anfitriã Neuza Carleto, secretária de Educação. Além do diretor também estiveram presentes a diretora acadêmica e o coordenador geral da Politec.
Klava contou a história das Faculdades Integradas e do Colégio Politec. Segundo ele, são 19 anos de atuação na área educacional e que rendeu ao grupo reconhecimento como centro de excelência em formação profissional humana. O diretor destacou que o objetivo das Faculdades Integradas Politec é participar do desenvolvimento social de Santa Bárbara d'Oeste. "Nosso relacionamento com a Prefeitura será de parceria. Estamos dispostos a contribuir no que for possível", salientou Klava. Já está prevista a abertura de laboratórios e outras instalações do campus para escolas do Município e interação com grupos de terceira idade.
Ele apresentou ainda o projeto arquitetônico do campus. De acordo com o diretor, em 2007, um bloco, com cinco pavimentos, estará finalizado, mas até 2012 serão cinco blocos construídos, além de uma biblioteca central e um amplo auditório. "Também estabelecemos uma parceira com o Departamento de Água e Esgoto e vamos contribuir com a canalização do esgoto da região da Faculdade", contou Klava.
A secretária de Educação, Neuza Carleto, apresentou os números da ampla rede municipal de ensino aos representantes das Faculdades Politec. Eles mostraram interesse em conhecer com mais detalhes a estrutura que o Município oferece para a educação infantil e para o ensino fundamental. "Essa parceria com as Faculdades Politec nos dará segurança porque nós saberemos quem são e qual o nível de preparação dos estudantes que farão estágio em nossas escolas. Temos um cuidado especial com os profissionais que são colocados em contato com os alunos", destacou a secretária.
Em breve os secretários municipais se reunirão com coordenadores e diretores dos cursos que serão oferecidos no campus de Santa Bárbara d'Oeste. Para o secretário de Saúde, Carlos Cavalcante, o início da parceria não poderia começar de uma maneira melhor. "Essa abertura que a Politec oferece é fundamental. Nós precisamos conversar com os responsáveis pelos cursos para apresentar as especificidades da nossa cidade. Vamos apresentar a eles nossas necessidades e eles dirão o que podem oferecer", disse Cavalcante.
O secretário de Esportes, Ademir Gonçalves, comentou sobre a implantação do curso de Educação Física no campus barbarense. "Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando quanto à importância da atividade física. Antigamente pouco se falava no assunto. Essa mudança de pensamento e comportamento acarreta em maior demanda de profissionais".
De acordo com o coordenador geral das Faculdades Integradas Politec, Francisco Carlos Mancin, que também participou da reunião, a meta da é ter 42 cursos de graduação funcionando em um prazo de cinco anos. Ele disse ainda que já em 2007 o campus de Santa Bárbara d'Oeste deve contar com 25 cursos. Nesse cálculo não estão inclusos os cursos de especialização.
Cursos para 2007
Ciências Humanas
Administração Geral
Economia
Pedagogia
Letras - Português, Inglês e Espanhol - Licenciatura
Ciências Biológicas e Saúde
Biologia e Educação Física - Licenciatura
Biomédicas
Enfermagem
Educação Física
Terapia Ocupacional
Fisioterapia
Ciências Exatas
Física, Matemática e Química - Licenciatura
Física, Matemática, Química e Sistemas de Informação - Bacharelado
Engenharia
Automação e Controle
Tecnologias
Tecnologia em Qualidade(produtos e processos)
Estética e Cosmetologia
Terapia da Saúde
Banco de dados e desenvolvimento de sistemas
Redes e segurança de dados