Além das atividades realizadas nas escolas da rede municipal de ensino, diversas atividades são desenvolvidas pelas Secretarias Municipais.
A Semana da Criança está sendo amplamente comemorada no Município de Santa Bárbara d'Oeste. Além das atividades realizadas nas escolas da rede municipal de ensino, diversas atividades são desenvolvidas pelas Secretarias Municipais, demonstrando o compromisso do Município com a qualidade de vida e o desenvolvimento de nossas crianças.
Para celebrar o Dia das Crianças, o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) que atende aproximadamente 400 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, está oferecendo uma semana repleta de brincadeiras, estimulando a integração, a cooperação e o convívio entre as pessoas. Além disso, haverá programações específicas em cada um dos cinco locais onde o programa está instalado (Nova Conquista, Conjunto Romano, CAIC, CIMCA I e II).
Durante a semana, está sendo oferecido um cardápio especial a todas as crianças e adolescentes. Na segunda-feira (09/10), foi servido cachorro-quente, suco, chocolate, pirulito e sorvete. Na terça-feira (10/10), foi servido hambúrguer, torta de frango, guaraná e pipoca doce. Na quarta-feira (11/10), as comemorações serão encerradas com festa e além do bolo de chocolate, as crianças poderão saborear sorvete e salgadinhos. As atividades complementares (gincanas, danças, filmes, brincadeiras, pinturas e passeios) ficam estabelecidas pelas coordenadoras e monitoras do PETI.
No Município de Santa Bárbara d'Oeste, o PETI é coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade, através do Departamento de Assistência e Promoção Social. O Programa visa à melhoria do desempenho escolar e a inserção no circuito de bens, serviços e riquezas sociais e tem como objetivos específicos: possibilitar o acesso, a permanência e o bom desempenho na escola; incentivar a ampliação do universo de conhecimento da criança e adolescente, além de proporcionar apoio e orientação às famílias beneficiadas por meio de ações sócio-educativas. O Programa busca ir além de apenas conceder uma complementação mensal de renda, pois procura estimular mudanças de hábitos e atitudes, buscando a melhoria da qualidade de vida das famílias.