O curso acontece em Santa Bárbara d'Oeste há dois anos.
Foi encerrado nessa terça-feira (10/10) na sede da Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d'Oeste o curso de capacitação para os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), organizado para incentivar a construção de novas propostas de trabalho potencializando a produção do conhecimento em sala de aula.
O curso acontece em Santa Bárbara d'Oeste há dois anos. Nesse período foram realizados três encontros. O tema desse último foi "Andragogia", metodologia voltada para o aprendizado de alunos adultos. Para isso, o Município, através da Secretaria Municipal de Educação, contratou a empresa GD Assessoria de São Paulo. Durante o curso foram abordados temas diversos e realizadas atividades práticas que cada professor também pôde aplicar em sala de aula.
Participaram desse curso 54 professores divididos em duas turmas. Desde 06 de abril eles discutiram temas como sociedade atual e educação, histórico da legislação da EJA, características psicológicas, motivação, inteligência múltipla e emocional, auto-estima, criatividade, planejamento, educação para o trabalho, cidadania, metodologia, jogos e leitura.
No último dia do curso foi realizada a apresentação final dos projetos desenvolvidos pelas professoras participantes. Uma delas foi Vera Lúcia Pereira de Oliveira Silva, que atua no EJA do Centro Comunitário do Bairro Nova Conquista. De acordo com ela, o curso proporcionou a aplicação da teoria no dia-a-dia das aulas. "Esse curso me deu maior segurança. Ensinou a todas nós como aplicar o conteúdo pedagógico para um público específico composto por adultos. A metodologia tem que ser diferente. Eu aprendi, apliquei e obtive resultado positivo", comemorou a professora.