A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste iniciou nesta semana, a vistoria anual de veículos utilizados no transporte escolar. O procedimento está sendo executado na sede da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil (Rua Curitiba 259, Jardim Pérola), das 8 ao meio-dia e das 14 às 17 horas. O atendimento é realizado conforme uma escala pré-determinada pelo setor, conforme a numeração dos veículos. Nesta semana foram atendidos os veículos do número 1 ao 40. Na seqüência, na semana que vem, será a vez da numeração de 41 a 80. Os condutores com veículos de número 81 a 100 serão vistoriados entre os dias 16 e 20 de janeiro.
De acordo com o setor de Trânsito, os condutores escolares que não passarem pela vistoria, poderão ter a autorização ou o alvará suspenso ou mesmo cassado. "Antes de procurar a vistoria da prefeitura, no entanto, o condutor deverá passar pela vistoria da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito)", informou o coordenador do setor de Trânsito, Antonio Rodrigues da Cunha. Ele também disse que o laudo de vistoria do órgão, devidamente aprovada, é um dos documentos exigidos pela Prefeitura. Vale ressaltar que o transportador escolar deverá possuir curso específico e o veículo deverá reunir todas as condições técnicas e de segurança.
Documentos
O transportador escolar deverá comparecer ao setor de Trânsito munido dos seguintes documentos: pessoais (CPF, CNH e RG), do veículo e comprovante de vistoria da Ciretran. Já o veículo utilizado no transporte escolar deverá possuir trava nos vidros laterais, que limitem a abertura em 10 centímetros, faixa amarela nas laterais e na parte traseira, tacógrafo, lanternas específicas na frente e parte traseira, mesmo número de cintos de segurança que o número de passageiros. Os equipamentos obrigatórios para cada veículo também devem estar em dia (estepe, pneus, faróis funcionando, etc). O transportador também deverá levar uma fotografia 3x4 , recente, para a credencial.
Vale ressaltar que os condutores que têm como destino outras cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), deverão fazer um cadastro na EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), além de procurar o setor de Trânsito do município de destino. No caso de transporte para cidades fora da RMC, o órgão a ser procurado deverá ser o DER (Departamento de Estradas e Rodagem). A vistoria é totalmente gratuita e é um procedimento rápido.
Telefones:
INSS - 0800 787780 / (11) 3707. 2394
Secretaria Segurança - 3457 - 1797