O Centro de Memória solicita aos antigos moradores da Usina Santa Bárbara, e às pessoas que possuam fotografias do local, que levem até a instituição para serem feitas cópias digitalizadas.
Preservar a história de uma das usinas mais importantes de Santa Bárbara d'Oeste. Esse é o objetivo do Projeto "Usina Santa Bárbara: eu faço parte dessa história" desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo através do Centro de Memória. O objetivo é resgatar e reunir fontes a respeito da história da Usina Santa Bárbara que teve início no final do século XIX, com o nome de Fazenda São Pedro e foi desativada em 1995.
O Projeto teve início em julho durante a 9ª Festa da Negadinha da Usina. Na oportunidade foram realizadas 16 entrevistas com antigos moradores e pessoas que trabalharam no local. Os depoimentos recolhidos são registros de lembranças da infância, da história da família, do trabalho e do lazer na Usina Santa Bárbara.
Para a realização dessa segunda etapa do projeto, o Centro de Memória de Santa Bárbara d'Oeste solicita aos antigos moradores da Usina Santa Bárbara, e às pessoas que possuam fotografias do local, que levem até a instituição para serem feitas cópias digitalizadas. O material copiado será identificado e passará a fazer parte do acervo do Centro de Memória e algumas fotos serão selecionadas para serem expostas em uma mostra que será inaugurada em dezembro.
O Centro de Memória fica na rua Dona Margarida, 822, no Centro de Santa Bárbara d'Oeste. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h00. Para mais informações o telefone é 3455-7000.