A iniciativa reuniu professores, pais de alunos e familiares de Maria de Lourdes Rodrigues, já falecida.
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Maria de Lourdes Rodrigues", localizada no Jardim São Fernando, participaram nessa quinta-feira (09/11) uma cerimônia em comemoração ao dia da patrona. A iniciativa reuniu professores, pais de alunos e familiares de Maria de Lourdes Rodrigues, já falecida.
A programação foi aberta com alunos contando a história da patrona e da escola. Na seqüência foi iniciada a parte musical da cerimônia. Os alunos cantaram as músicas "Asa Branca" e "Menino da Porteira" e foram acompanhados por um companheiro de sala que tocou violão.
A homenagem à patrona também contou com dança. Cinco alunos formaram um grupo de hip hop, denominada Hip Hop JDP - Jamais Desistiremos da Paz. Eles tiraram aplausos da platéia, assim como a fanfarra que fechou a programação.
Prestigiaram a cerimônia a mãe e os irmãos da patrona. Dona Sebastiana Maria de Jesus, mãe de Maria de Lourdes Rodrigues, havia estado na escola apenas na inauguração. "Fiquei muito contente com o convite. Agradeço a prefeitura por essa homenagem. Tenho muita saudade da minha filha e como a cerimônia foi linda eu tenho certeza de que ela está feliz", disse a mãe da patrona.
A dirigente da Emef, Tânia Mara da Silva, agradeceu a presença da família de Maria de Lourdes Rodrigues. "Fico feliz em conhecê-los e por vocês estarem aqui nessa escola que eu tanto prezo. Eu agradeço sempre a oportunidade de ter conhecido a história da Maria de Lourdes porque eu me identifico muito com ela", disse Tânia.
A Patrona
Maria de Lourdes Rodrigues nasceu em Vera Cruz, interior de São Paulo, no dia 11 de novembro de 1950. Ainda criança, mudou-se com a sua família para Tupi Paulista, onde cursou as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Naquela cidade, Maria de Lourdes participou da comunidade de jovens, onde coordenava os grupos. Durante alguns anos, foi atendente de enfermagem na Santa Casa de Misericórdia de Tupi Paulista.
No início da década de 80 mudou-se para Americana, onde também exerceu as funções de atendente de enfermagem no Hospital São Francisco e participou da Pastoral Operária, da Comissão Pastoral da Terra e do Movimento Negro.
Maria de Lourdes chegou em Santa Bárbara d'Oeste em 1982. Aqui foi membro do grupo Pró-Participação Popular para a Constituição e da lei Orgânica do Município. Ela também foi representante, em São Paulo, do Movimento de Mulheres da região de Piracicaba e vice-coordenadora do Grupo de Formação Política da comunidade de base do Bairro Cidade Nova.
Ingressou como funcionária pública estadual em 1985, na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Professora Maria José Margato Brocatto, onde exerceu as funções de servente de escola e inspetora de alunos. Foi membro do Comusa, Conselho Municipal de Saúde e da SABACIN, Associação Amigos do Bairro Cidade Nova, além de ter sido uma das principais lideranças no Movimento Pró-Construção do Hospital da Zona Leste.
Como liderança foi consciente de seu papel de cidadão ao lutar para que os direitos da comunidade fossem respeitados até falecer no dia 19 de novembro de 1996 no Hospital São Francisco em Americana.