Trinta estagiários de Guardas Civis participam de um curso de formação que contempla a Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Trinta estagiários de Guardas Civis participam de um curso de formação que contempla a Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara d'Oeste e tem um total de 676 horas de aulas programadas com diferentes professores e instrutores.
A Matriz Curricular é uma das exigências que devem ser cumpridas para que as Guardas Civis possam obter licença para o porte de arma. Cabe a Polícia Federal certificar que ela foi cumprida e autorizar ou não o porte.
De acordo com o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Zair Sturato, Santa Bárbara d'Oeste é uma das cidades pioneiras nesse curso. "Nós estamos trabalhando para cumprir todas as exigências. Como a Matriz Curricular é uma delas, nós buscamos pessoas especializadas em cada módulo para ministrar aulas", disse o secretário.
Uma das professoras do curso é a secretária municipal de Educação, Neuza Carteto, responsável por 16 horas de aulas. Nessa quarta-feira (08/11) foi a segunda aula da professora que tem como tema os movimentos sociais. De acordo com ela, o início foi dedicado a compreensão da colonização do Brasil. "É preciso entender que a história tem reflexo na nossa realidade", destacou a secretária.
A compreensão da formação da raça brasileira também é um dos temas do módulo. Por isso, já foram assunto de discussão, propostos pela secretária, os índios, os portugueses, os negros africanos e personagens como Zumbi dos Palmares.
Também foram abordados movimentos como Cabanada, Balaiada, Guerra dos Emboabas, Palmares, Inconfidência Mineira até chegar a sociedade contemporânea.
Para a secretária de Educação o curso é importante na formação dos estagiários. "Eles se tornarão Guardas Civis com a sensibilidade mais aguçada e terão maior capacidade para entender a sociedade brasileira", destacou Neuza.
O conteúdo tem sido enriquecedor para os estagiários. Quem garante é Douglas Rodrigues Batista. "Tem sido excelente porque não podemos sanar dúvidas e também expandir nosso conhecimento", disse o estagiário.
Ainda fará parte do módulo da secretária de Educação aulas de redação, narração e descrição. A última aula da professora está prevista para o dia 17 de novembro. Todos os estagiários receberão certificados.