A cerimônia será realizada às 19h30 no salão nobre da Secretaria Municipal de Educação.
Nessa terça-feira (28//11) será realizada a formação dos professores da turma de 2006 do PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores). A cerimônia será realizada às 19h30 no salão nobre da Secretaria Municipal de Educação.
O PROFA é um curso de aprofundamento, desenvolvido em Santa Bárbara d'Oeste desde agosto de 2001, que visa desenvolver competências profissionais necessárias a todo professor que ensina a ler e escrever. Os trabalhos são baseados no respeito aos saberes do grupo e em metodologia de resolução de problemas, materiais videográficos especialmente preparados para o curso.
Nesse ano 75 professores das redes municipal, estadual e particular participaram do PROFA. Desses, 30 atuam em salas de Educação Infantil, 31 em salas de Ensino Fundamental e 14 são monitores do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), de Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) e do CIMCA (Centro de Integração Municipal da Criança e do Adolescente).
Nas 200 horas do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, coordenado pela formadora Matilde Forti Rocha, os professores participaram de 35 encontros que ofereceram conhecimentos didáticos de alfabetização elaborados nos últimos 20 anos em diferentes países.
O PROFA resgata o compromisso do professor com a formação inicial do aluno como leitor e produtor de textos. A alfabetização feita por meio de textos e que dispensa a memorização de famílias silábicas é tida como um trabalho sério, necessário e difícil que exige uma formação específica aos professores.
Além dos conhecimentos que o professor adquiriu em sua formação básica de magistério, é primordial que a formação em serviço desenvolva e amplie o universo de conhecimentos sobre alfabetização tais como conhecer o processo de aprendizagem de leitura e escrita pelo qual passam seus alunos, saber organizar situações didáticas adequadas as suas necessidades, atender as diferenças na sala de aula, organizar material adequado e aproximar a escola do contexto social.