Nessa terça-feira (28//11) foi realizada a formatura dos professores da turma de 2006 do PROFA.
Nessa terça-feira (28//11) foi realizada a formatura dos professores da turma de 2006 do PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores). Concluíram o curso 75 professores das redes municipal e estadual que participaram do PROFA. Desses, 30 atuam em salas de Educação Infantil, 31 em salas de Ensino Fundamental e 14 são monitores do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), de Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) e do CIMCA (Centro de Integração Municipal da Criança e do Adolescente).
A cerimônia foi aberta com a apresentação do Coral Municipal de Santa Bárbara d'Oeste seguida de reflexão e balanço do curso. Duas formandas falaram em nome da turma. Após a entrega de certificados foram feitas homenagens aos cursistas e também a formadora do PROFA, Matilde Forti Rocha.
A secretária municipal de Educação, Neuza Carleto, destacou o esforço de todos os professores para concluir o curso e foi homenageada. "A maior homenagem que vocês podem fazer a mim é cuidar bem das nossas crianças", disse a secretária.
O prefeito José Maria de Araújo Júnior, além de salientar a importância da capacitação do professores para o Município, deu uma boa notícia. "No ano que vem, além dos professores das redes municipal e estadual, o PROFA também atenderá professores da rede particular", adiantou o prefeito.
O PROFA resgata o compromisso do professor com a formação inicial do aluno como leitor e produtor de textos. A alfabetização feita por meio de textos e que dispensa a memorização de famílias silábicas é tida como um trabalho sério, necessário e difícil que exige uma formação específica aos professores.
Além dos conhecimentos que o professor adquiriu em sua formação básica de magistério, é primordial que a formação em serviço desenvolva e amplie o universo de conhecimentos sobre alfabetização tais como conhecer o processo de aprendizagem de leitura e escrita pelo qual passam seus alunos, saber organizar situações didáticas adequadas as suas necessidades, atender as diferenças na sala de aula, organizar material adequado e aproximar a escola do contexto social.