ETE Balsa é inaugurada
A Estação de Tratamento de Esgoto Balsa foi inaugurada hoje, na Estrada da Cachoeira, entre os municípios de Santa Bárbara d'Oeste, Americana e Limeira, na margem esquerda do Rio Piracicaba, próxima à Estrada da Balsa. "O compromisso do DAE começa agora. Não adianta termos uma obra desse porte se não conseguirmos fazê-la funcionar adequadamente", disse o diretor superintendente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), engenheiro Antonio Jarbas Fornasari Filho.
Sua área é de 111 mil metros quadrados e representa um investimento de R$ 3,2 milhões de reais e funciona no sistema de tratamento integrado por lagoas facultativas e anaeróbicas, contando com quatro lagoas de até 14.792 metros quadrados, numa profundidade de 4 metros e meio.
A obra representa um ganho ambiental e eleva a qualidade de vida de pessoas da cidade e também da região. Será tratado o esgoto dos bairros Santa Rosa I e II, Palmeiras, Dainese, parte do Europa e Parque Planalto. Sua capacidade final será para tratar o esgoto produzido por 20 mil pessoas, representando uma vazão de 42,64 litros por segundo. "Essa obra foi feita com planejamento, cautela e foi um investimento muito bem aplicado. O DAE tem servido de modelo na região", enfatizou o prefeito José Maria de Araújo Júnior.
Com a ETE Balsa, a cidade passa a ter seis ETEs: Balsa, Toledos I, Andorinhas, Nova Conquista, Dona Regina-São Camilo e Vila Rica. O prefeito Zé Maria disse também que a ETE Barrocão já teve sua área , de l55.753,62 metros quadrados, desapropriada pelo Município junto à Agropecuária Furlan, com custo de cerca de R$ 350 mil. Essa obra deve ficar pronta dentro de uma ano e meio e vai tratar esgoto de 30 mil pessoas. Quanto a ETE Toledos 1, o prefeito salientou que as obras de recuperação iniciaram rapidamente no tanque que caiu e para prevenir um novo desabamento, está sendo feito um reforço no tanque que não foi prejudicado. Essa obra deve ser entregue em junho do ano que vem.