07/12/2006
Centro de Referência da Assistência Social - CRAS II
O Município de Santa Bárbara d'Oeste está implantando duas unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). A primeira unidade foi inaugurada no dia 1º de dezembro, no Centro Social Urbano (CSU), localizado na Avenida de Cillo, 650, na Vila Sartori. A segunda unidade foi entregue na tarde desta quinta-feira (7/12) na Rua Goiânia, 585, no bairro Cidade Nova.
O prefeito José Maria de Araújo Júnior afirmou que é muito bom nesse momento ter um novo espaço para poder oferecer o que há de mais avançado na assistência social. "Sem dúvida pra quem começou há 23 anos atrás tentando dar condições para a Promoção Social funcionar bem, é uma coisa que evoluiu. Tendo sua evolução pela sintonia que tem que haver com os governos Federal e Estadual, nós tivemos que dar realmente condição para uma secretaria para que o trabalho das ténicas possa ser acompanhado de forma a prestação de contas, que hoje é fundamental, como aliás sempre deveria ser", destacou.
E foi mais além no reconhecimento da importância do trabalho de toda a equipe. "Seguramente a comunidade reconhece o trabalho de vocês. É um trabalho difícil de se obter resultados em curto prazo, de se obter compreensão do todo da sociedade", concluiu.
O CRAS II está instalado em um imóvel assobradado, alugado pelo Município. O térreo conta com sala de reunião, sala de cursos e recepção, enquanto na parte superior há sala para assistente social, sala de psicologia, recepção e almoxarifado. Os dois pavimentos contam com cozinha e sanitários.
A unidade da Cidade Nova atenderá os Centros Comunitários do Jardim Europa, Mollon, Nova Conquista, São Fernando e Orquídeas.
O CRAS I, recentemente implantado, funciona no CSU, conta com toda estrutura já existente no local, como Cadastro Único, Conselho Tutelar, Sala dos Conselhos, Medidas Sócio-Educativas, Atendimento Psicosocial, cozinha e sanitários.
Sua área de abrangência inclui os Centros Comunitários do Bairro 31 de Março, Conjunto Roberto Romano, Caic Irmã Dulce e o Centro Comunitário do Rotary Club, que se estende aos bairros Cruzeiro do Sul e Beira-Rio.
Cada unidade tem um corpo técnico composto por assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos, monitor de cursos, além de escriturário, auxiliar de serviços gerais e motorista.
O que é o CRAS
O CRAS é uma unidade pública estatal, localizada em áreas de vulnerabilidade social, que abrange um total de até 1.000 famílias por ano, em cada território de 5.000 famílias. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social.
As unidades do CRAS servem para descentralizar o trabalho desenvolvido na área de assistência social. Em Santa Bárbara d'Oeste essa descentralização já existe há cerca de uma década, através dos Centros Comunitários que prestam esse serviço com o desenvolvimento de projetos sociais, portanto a implantação dessas unidades servirá para adequação desse atendimento.
Atualmente, o Município possui 11 Centros Comunitários e dois CIMCAS (Centro de Integração Municipal da Criança e do Adolescente), que atendem cerca de 1.500 famílias com os programas "Ação Jovem", "Renda Cidadã", "Fortalecendo a Família", Peti/Cimca, Geração XXI e Idoso-3ª idade.