Na manhã dessa sexta-feira (15/12) alunos da EMEFEI "Anália de Lucca Furlan" do Bairro Cruzeiro do Sul, da EMEFEI (R) "Antonia Fagnol Furlan" da Usina Furlan e da EMEFEI (R) "Antônio Prezotto" do Bairro Santo Antônio do Sapezeiro se reuniram em uma confraternização de final de ano.
Participaram da festa, realizada na EMEFEI "Anália de Lucca Furlan", 181 crianças do Jardim a 4ª série. Todas fizeram parte de apresentações como de teatro, jogral e coral.
O ponto alto da festa foi a integração. Os alunos foram divididos em quatro grupos. Nesse momento todos se misturaram. As três escolas tinham representantes em cada grupo. As equipes tiveram alguns minutos para se conhecerem e logo tiveram que cantar, juntas, músicas no karaokê.
A professora Eliana de Sousa Cruz da EMEFEI (R) "Antonia Fagnol Furlan" salientou que a festa das três unidades de ensino possibilita aos alunos o contato com crianças e escolas diferentes. "Os alunos das escolas rurais passam o ano em um ambiente totalmente diferenciado. Quando eles visitam uma escola da área urbana eles ficam eufóricos e logo buscam interação com os outros alunos", contou Eliana.
Essa oportunidade de conhecer outras crianças foi o que mais gostou Alexandre Souza Lima, aluno da EMEFEI (R) "Antônio Prezotto" do Bairro Santo Antônio do Sapezeiro. "Eu gostei de conhecer os alunos dessa escola e de brincar com eles", disse Alexandre, que se divertiu com os novos amigos quando o Papai Noel chegou. Além da merenda, na festa foram distribuídos balas e sorvetes.
A dirigente das três escolas, Maria Isabel Fornasari Santos, contou que a festa foi difícil de ser organizada uma vez que exigiu transportar 64 alunos das escolas rurais até o Bairro Cruzeiro do Sul. "Tivemos um cuidado especial com a segurança desses alunos e, ao vê-los se divertindo e interagindo com crianças de outras escolas, ficamos muito satisfeitos ao perceber que os esforços valeram a pena", contou Maria Isabel.