As principais demandas levantadas já começam a receber encaminhamento para soluções.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico já concluiu o levantamento de dados junto às empresas instaladas nos distritos industriais da cidade. Durante cem dias, os técnicos da Secretaria visitaram 435 empresas. Foram levantadas informações sobre produção, mão-de-abra, transporte e comercialização, além de dados sobre infra-estrutura dos distritos e barracões e terrenos disponíveis.
Os trabalhos agora entram na fase de tabulação dos dados obtidos e elaboração de um relatório quantitativo. As principais demandas levantadas já começam a receber encaminhamento para soluções.
"Já começamos o planejamento para o ano de 2007. Vamos procurar atender as demandas de infra-estrutura e também propor alguns programas direcionados aos setores produtivos, pretendemos começar com ações para estimular a exportação e um programa de intermediação dinâmica da mão-de-obra. As informações que temos em mãos hoje nos permitem avançar bastante nesses dois assuntos", comentou o secretário Denis Andia. As ações e programas decorrentes do mapeamento deverão atender a todas as indústrias do município. "O mapeamento focou os distritos pela agilidade no levantamento dos dados, porém as ações serão estendidas a todos", enfatizou.
A repercussão do mapeamento dos distritos barbarenses tem gerado procura de empresas de outras cidades. "Algumas empresas que nos procuram ficam entusiasmadas com o trabalho e isso facilita qualquer negociação", comentou Andia.