Reforma na pediatria termina em janeiro.
O prefeito José Maria de Araújo Júnior esteve visitando a Santa Casa de Misericórdia (Hospital Santa Bárbara). O interventor Eduardo Pereira, acompanhado a administradora Cleise Pascon, apresentou ao prefeito Zé Maria um relatório financeiro e mostrou as instalações que estão sendo reformadas.
O hospital tinha 105 leitos ativos em março deste ano e atualmente conta com 114 leitos ativos. São registradas cerca de 665 internações por mês no período pós-intervenção o que significa em média 100 internações a mais por mês, quando comparado ao primeiro trimestre de 2006.
Foram atendidos em média nesse período, 540 pacientes do SUS; 123 Unimed/Santa Casa e 2 outros tipos de internação, representando um aumento de 16% no atendimento geral de internações e 20% mais pacientes do SUS sendo atendidos no Hospital Santa Bárbara.
Outro dado relevante é que caiu consideravelmente a utilização por pacientes barbarenses da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital de Sumaré de 25% para 4%, já que hoje o Hospital Santa Bárbara absorve totalmente a demanda.
De todas as obras, a que recebe atenção especial nesse momento é a ala da pediatria. Foram trocados os pisos dos quartos, banheiros, corredor e sala de enfermagem; as peças sanitárias; o telhado, já que havia goteiras no local; troca da fiação e revisão da parte elétrica; reforma das portas e janelas e a área de lazer das crianças também receberá brinquedos novos. Segundo o interventor, provavelmente em janeiro essa ala esteja pronta.
Está sendo preparado um novo local para o deposito e descarte de lixo, de acordo com as normas vigentes da Vigilância Sanitária. Localizado na área externa ao ambiente do hospital tem 23 metros quadrados, todo azulejado (branco), com janelas para ventilação e iluminação do local.
Na lavanderia foi construído um banheiro para funcionários, tanque de descarte de roupa suja e trocado o piso e revestimento da parede. Tudo isso dentro das normas da Vigilância Sanitária.
O Centro Cirúrgico recebeu pintura, renovação na parte elétrica e quatro aparelhos de ar condicionado novos. Essa medida traz maior conforto para o paciente e para os médicos que às vezes passam horas em cirurgias.
Toda área externa do Hospital está praticamente com a pintura realizada, melhorando o aspecto e a auto-estima dos pacientes e funcionários.
Para a segurança e controle, estão sendo colocados ou trocados portões com monitoramento.
A administração do Hospital criou um ambiente onde são recuperados os móveis e equipamentos hospitalares. As camas e armários estão sendo pintados e outros móveis que precisam de pequenas manutenções estão sendo recuperados.
Com a recuperação financeira, os próprios recursos são suficientes para cumprir com os pagamentos de rotina (folha de pagamento de funcionários e despesas) e o valor que a Prefeitura destina a mais é investido na reforma, ampliação e manutenção predial, manutenção do imobiliário técnico e pagamento de dívidas anteriores à intervenção. A recuperação do crédito é comemorado pela direção do Hospital.
O desafio para o ano que vem será a reforma da Ala 1 que hoje abriga as internações do SUS. "Estamos fazendo as reformas com muita prudência para equilibrar com o orçamento que temos", finalizou Pereira.
Além de tudo isso, o Hospital conta com uma novidade: a Cafeteria Carpem Diem. Agora, os acompanhantes e visitantes podem aguardar tomando o tradicional cafezinho. A cafeteria oferece também capuccino, chás, refrigerantes, água, salgados, pão de queijo e outros.