Serviço consiste em retirar o excesso de terra que acumula no leito do rio e a vegetação que cresce em suas margens.
O Município de Santa Bárbara d'Oeste tem realizado algumas ações com o objetivo de evitar enchentes, principalmente nessa época do ano, quando o volume de chuvas é elevado. Até agora o resultado tem sido positivo, pois a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência que ocasionasse grande prejuízo.
Uma das ações consideradas importantes tem sido o desassoreamento do Ribeirão dos Toledos e do Córrego Araçariguama, iniciado no ano passado. O serviço consiste em retirar o excesso de terra que acumula no leito do rio e a vegetação que cresce em suas margens, aumentando a profundidade da calha e conseqüentemente sua vazão. Tal providência tem evitado que o ribeirão transbordasse, principalmente na região do Jardim Conceição.
Por meio de licitação o Município contratou uma empresa que disponibilizou duas dragas que estão percorrendo todo o trecho do Ribeirão dos Toledos, desde o bairro São Joaquim, devendo chegar até a represinha do Santa Alice.
Alguns trechos deixaram de receber o serviço em virtude de obstáculos que impedem a entrada da draga, como árvores de grande porte e ocupações indevidas. A Secretaria de Obras e Serviços tem trabalhado no sentido de encontrar meios para que todo o ribeirão possa ser desassoreado.
Esta semana o serviço vem sendo realizado no Córrego Araçariguama, próximo à Avenida Corifeu de Azevedo Marques. Todo o lodo retirado é depositado nas margens onde permanece por alguns dias para secagem e em seguida é encaminhado para o Aterro Sanitário.
Ainda no ano passado, na região do Jardim São Fernando, zona leste da cidade, a Prefeitura ampliou a captação de águas pluviais em diversas ruas do bairro com a construção de novas bocas de lobo. A obra não é a definitiva, mas tem conseguido evitar transtornos maiores à população que lá reside, bem como aos trabalhadores e empresários que diariamente desempenham suas funções naquela região.
Finalizando, equipes de trabalho têm percorrido diariamente todos os bairros da cidade realizando a limpeza de bocas de lobo. È comum encontrar nesses locais grande quantidade de garrafas plásticas, tecidos, papéis e outros tipos de objetos que impedem a vazão da água, podendo ocasionar alagamentos nas ruas. A Secretaria de Meio Ambiente, responsável pelo serviço, orienta para que a população não jogue nenhum tipo de entulho ou lixo nas calçadas e em terrenos baldios, pois a chuva forte resulta em enxurrada, que acaba levando todo esse material para dentro dos bueiros.
O munícipe que perceber alguém jogando lixou ou entulho em local proibido pode fazer a denúncia no Setor de Fiscalização de Obras e Serviços, ligando para o telefone 3455-8200, ou para a Guarda Civil Municipal, no telefone 153.
A população pode contar também com a Defesa Civil, caso aconteça alguma emergência em decorrência das fortes chuvas. O telefone é o 3458-7772.