Podem participar todos o profissionais ligados a educação tanto da rede municipal ensino, quanto estadual e também que atuam em escolas particulares.
O PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores) está com inscrições abertas para o ano de 2007. Podem participar todos o profissionais ligados a educação tanto da rede municipal ensino, quanto estadual e também que atuam em escolas particulares.
A Secretaria Municipal de Educação reservou, a princípio, as vagas do período noturno aos educadores que trabalham o dia todo e definiu que não haverá aulas aos sábados.
Além disso, só haverá formação de turma com o número mínimo de 15 cursistas. Caso não seja formada turma no período diurno, os professores inscritos poderão freqüentar o curso à noite.
As aulas estão previstas para acontecerem no período noturno às terças-feiras e quintas-feiras entre 18h30 e 21h40. Já as aulas do período diurno estão programadas na quarta-feira das 8h às 11h10 e das 13h30 às 16h40.
Os professores de Educação Infantil da rede municipal que precisam seguir os horários determinados de HTDC terão preferência para as vagas das turmas de quinta-feira à noite.
Para se inscrever o educador da rede municipal de ensino deve preencher uma ficha disponível em todas as escolas. Já os profissionais das redes estadual e particular devem comparecer até a Secretaria Municipal de Educação de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de fevereiro, mas o aconselhado é que o educador não deixe para os últimos dias. Para mais informações o telefone é 3464-9436.
PROFA
O PROFA é um curso de aprofundamento, desenvolvido em Santa Bárbara d'Oeste desde agosto de 2001, que visa desenvolver competências profissionais necessárias a todo professor que ensina a ler e escrever.
Os trabalhos são baseados no respeito aos saberes do grupo e em metodologia de resolução de problemas, materiais videográficos especialmente preparados para o curso.
Por meio do PROFA os professores participaram de encontros que ofereceram conhecimentos didáticos de alfabetização elaborados nos últimos 20 anos em diferentes países.
O PROFA resgata o compromisso do professor com a formação inicial do aluno como leitor e produtor de textos. A alfabetização feita por meio de textos e que dispensa a memorização de famílias silábicas é tida como um trabalho sério, necessário e difícil que exige uma formação específica aos professores.
Além dos conhecimentos que o professor adquiriu em sua formação básica de magistério, é primordial que a formação em serviço desenvolva e amplie o universo de conhecimentos sobre alfabetização tais como conhecer o processo de aprendizagem de leitura e escrita pelo qual passam seus alunos, saber organizar situações didáticas adequadas as suas necessidades, atender as diferenças na sala de aula, organizar material adequado e aproximar a escola do contexto social.