A obra faz parte do programa de recuperação da Santa Casa de Misericórdia, iniciado em março do ano passado, após intervenção decretada pelo Município.
Teve início esta semana a reforma da Ala 1, chamada de enfermaria, do Hospital Santa Bárbara. A obra faz parte do programa de recuperação da Santa Casa de Misericórdia, iniciado em março do ano passado, após intervenção decretada pelo Município.
A Ala 1 possui 46 leitos e 18 quartos e nesta primeira etapa estão sendo reformados três quartos, expurgo (local de descarte de material utilizado pelo paciente) e um posto de enfermagem, totalizando 12 leitos. O serviço consiste na troca de piso, revestimento de parede, revisão da parte elétrica e hidráulica, reforma do banheiro e pintura com cores claras para tornar o ambiente mais agradável. O objetivo da reforma em etapas é evitar qualquer tipo de transtorno, principalmente aos pacientes.
Desde a intervenção, a atual diretoria vem tomando uma série de providências para recuperar a imagem e credibilidade da Santa Casa de Misericórdia, equilibrando as finanças, melhorando as condições de trabalho para os funcionários, além da reforma das alas e de equipamentos.
Até agora foi realizada a reforma do Centro Cirúrgico, compreendendo pintura, instalação elétrica, novos aparelhos de ar condicionado e recuperação de equipamentos; construção do local de descarte de lixo hospitalar e comum; reforma e adequação da área de lavagem de roupa da lavanderia (banheiro, tanque e revestimentos de parede e piso); reforma e ampliação do banco de sangue (terceirização) e instalação de uma cafeteria (terceirização), na entrada da recepção principal.
Neste momento está sendo finalizada a reforma da Pediatria, que conta com 19 leitos, seis quartos e área de recreação infantil. O local foi totalmente adequado conforme legislação e o mobiliário reformado pelo próprio pessoal da manutenção. A inauguração deverá ocorrer no final desse mês.
Para o interventor, Eduardo José Pereira, o principal objetivo é melhorar a cada dia o atendimento à população. "Todas estas reformas e adequações de áreas tem objetivo final de humanizar o atendimento e trazer maior conforto aos pacientes, principalmente ao que vêm pelo convênio SUS", declarou.