A festa reuniu pais, professores, familiares da patrona e autoridades.
A Escola Municipal de Educação Infantil "Professora Elvira Valente Dias", localizada no Jardim Esmeralda, realizou na tarde dessa sexta-feira (16/02) a cerimônia em homenagem à patrona da unidade.
A festa reuniu pais, professores, familiares da patrona e autoridades. Todos assistiram a apresentações musicais feitas pelos alunos. Dentre as canções apresentadas estava "Sementes do Amanhã".
O sobrinho da patrona, Ulisses de Oliveira Valente Júnior, falou em nome da família. Ele contou um pouco da história da tia. "Nós a chamávamos de tia Zoca. Ela tinha duas grandes paixões: Deus e crianças", disse ele.
A dirigente da unidade, Rosemeire Barbosa, destacou a presença dos pais na escola. "Fico contente que vocês estejam mostrando para os seus filhos o quão importante é a participação da família na escola", salientou.
A Patrona
Elvira Valente Dias nasceu em Santa Bárbara d'Oeste no dia 03 de janeiro de 1902. Era filha de Antonio Carlos de Oliveira Valente e Aurora Domingues. Foi casada com Argemiro Dias da Silva.
A professora Elvira lecionou nas Escolas Gabriel de Oliveira e Coronel Luiz Alves na Usina Santa Bárbara. Por vários anos lecionou geografia e português no Curso Preparatório, para a admissão na antiga 1ª série ginasial.
Foi nomeada, em 08 de março de 1950, inspetora de alunos no antigo Ginásio Estadual de Santa Bárbara d'Oeste, atual Escola Estadual "Comendador Emílio Romi", e aposentou-se em 1972.
A professora dedicou grande parte de sua vida às causas religiosas e sociais. Fez parte por muitos anos da sociedade religiosa "Irmandade do Santíssimo e Coração de Jesus", com muita atividade na Igreja Matriz de Santa Bárbara.
A patrona pertenceu ainda à sociedade religiosa e social "Damas de Caridade", mantenedora do Asilo São Vicente de Paula.
Elvira Valente Dias faleceu em Santa Bárbara d'Oeste no dia 26 de março 1990.