Orientações quanto às características, sintomas e tratamento da doença serão apresentadas pela equipe de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde promove de 19 a 30 de março, a Semana de Controle da Tuberculose. Foram programadas atividades com o objetivo de divulgar ações e informar à população sobre as características, sintomas e tratamento da Tuberculose. Nesses dias, das 9h às 16h, a equipe de saúde estará nos Postos Médicos e no Centro de Saúde esclarecendo as dúvidas da população quanto a doença e distribuindo folhetos explicativos. Segundo o secretário de Saúde, Dr. Carlos Cavalcante, a Semana de Controle busca a conscientização da população para a importância do diagnóstico da doença, que é considerado um dos principais problemas de saúde pública na maioria dos países.
A Secretaria de Saúde possui um ambulatório próprio e especializado para tratamento da Tuberculose. O atendimento é feito no Centro de Saúde II (Av. Sábato Ronsini, 203), nas quintas-feiras, a partir das 13 horas. Todos os casos diagnosticados nos Postos Médicos são encaminhados, após a confirmação de duas amostras positivas da coleta de escarro (BK), para atendimento, tratamento e acompanhamento da doença no Ambulatório. Atualmente, o Ambulatório de Tuberculose acompanha e trata 12 pessoas acometidas pela enfermidade. Os medicamentos são fornecidos gratuitamente para todos os pacientes.
Em 2004, a Secretaria de Saúde atingiu a meta do Ministério da Saúde que corresponde a cura de no mínimo 85% dos pacientes notificados. Santa Bárbara d´Oeste foi um dos três entre os 48 municípios que fazem parte da GVE XVII (antiga DIR XII) a receber Menção Honrosa por alcançar o objetivo. Segundo o secretário de Saúde, em 2004 o Município teve 25 casos sendo que 85% dos pacientes foram curados. Em 2005, 28 casos, a taxa de cura foi de 87%. Já em 2006, foram 18 casos que ainda estão em tratamento.
Tuberculose
A Tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos, em especial, os pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado de Mycobacterium tuberculosis. Qualquer pessoa pode pegar tuberculose, basta estar com o sistema imunológico deficiente ao entrar em contato com bacilo. A bactéria fica no ar, depois de expelida por tosse ou espirro de um doente.
Sintomas
Tosse crônica (por mais de três semanas), febre, suor noturno, dor no tórax, perda de peso lenta e progressiva e anorexia com adinamia (falta de disposição).
Tratamento
A prevenção usual é a vacina BCG (bacilo de Calmette-Guérin) que atenua o bacilo tuberculoso, sendo capaz de induzir a resistência ao indivíduo sem transmitir a doença. É feita no primeiro mês de vida fornecendo proteção duradoura em 80% dos casos. A lesão provocada pela vacina leva de dois a três meses até sua cura definitiva, tendo como complicações raras os abscessos, adenopatias volumosas (ínguas) e úlcera crônica. Aplicada nos primeiros 30 dias de vida, é capaz de proteger contra as formas mais graves da doença. O tratamento da Tuberculose é feito a base de medicamento e dura em torno de seis meses. Se o paciente tomar as medicações corretamente conforme prescrição médica, as chances de cura chegam a 95%. É fundamental não interromper o tratamento, sem orientação médica, mesmo que os sintomas desapareçam.
Tuberculose Resistente
Atualmente, a Tuberculose Resistente consiste na principal preocupação mundial em relação à doença. O abandono do tratamento faz com que os bacilos tornem-se resistentes aos medicamentos e estes deixam de fazer o efeito desejado fazendo com que a doença seja incurável.