A igreja está recebendo nova iluminação e troca completa da parte elétrica.
Em março de 2006, o Município recebeu a doação de partes das terras da antiga usina. Foram assinados dois termos de compromisso entre a Prefeitura e a empresa que fez a doação da área total de 789.279,39 metros quadrados ao patrimônio público municipal. Desse total, boa parte (651.756,59 m²) são terras classificadas como áreas de interesse ambiental e o restante (137.522,80 m²) são terras consideradas como de interesse histórico e cultural.
Na área de interesse histórico foram transferidos imóveis como os barracões, a igreja Nossa Senhora de Fátima, a escola, o armazém e o cinema. Permaneceu com a empresa a área que compreende a casa grande, a Capela de São Luís e as casas da Colônia Dona Carolina. Na área de interesse ambiental estão várias nascentes, quatro lagoas e uma mata, além de uma Estação de Tratamento de Água.
Depois da doação o Município iniciou os reparos sempre preocupado em preservar a arquitetura do local. Agora que recebe atenção especial é a igreja Nossa Senhora de Fátima. O investimento chega a R$ 4,5 mil.
A igreja está recebendo nova iluminação e troca completa da parte elétrica, com instalação de cabos, fios e tomadas. O banheiro localizado nos fundos também passa por reforma, e todo o prédio receberá pintura e uma ampla limpeza. A área externa da igreja receberá capinação e serviços de paisagismo. De acordo com o secretário de Cultura, José Benedito Varela, a igreja revitalizada receberá uma exposição inaugural no próximo dia 17. Os detalhes do evento serão divulgados nos próximos dias.
A Usina Santa Bárbara, que foi criada no final do século XIX, com o nome de Fazenda São Pedro, foi desativada em 1995.