Na região apenas os Municípios de Pedreira e Artur Nogueira ficaram com índice maior que Santa Bárbara d'Oeste.
O ensino municipal de Santa Bárbara d'Oeste teve o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) acima da média estadual e nacional. A pesquisa é feita através de uma prova aplicada aos alunos e de dados que apresentam o fluxo dos estudantes como aprovação, reprovação, evasão escolar e o desempenho das 4ªs séries do Ensino Fundamental.
Os dados divulgados pelo Ministério da Educação referem-se ao ano 2005 e mostraram que, em Santa Bárbara d'Oeste, as escolas de ensino fundamental das 4ª séries municipais tiveram o IDEB de 5,1, sendo que o mesmo índice nacional foi avaliado em 3,8. Já o IDEB das escolas municipais do Estado de São Paulo em 2005 foi de 4,1. As metas de qualidade propostas pelo MEC para o ano de 2021 é de uma média de 6,0 para o país e de 6,2 para São Paulo.
Na região apenas os Municípios de Pedreira e Artur Nogueira ficaram com índice maior que Santa Bárbara d'Oeste, no entanto, o número de alunos de ambas as cidades é muito menor ao de nosso Município. A meta de Santa Bárbara d'Oeste para 2021 é de índice 7,0.
Quase 95% dos municípios brasileiros obtiveram IDEB inferior a 5,0, portanto Santa Bárbara d'Oeste está entre os 5% das cidades no país com o índice acima de 5,0.