O serviço de controle de pernilongos (culex sp), iniciado pela Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste na última terça-feira (17/1), prossegue em toda a cidade.
O serviço de controle de pernilongos (culex sp), iniciado pela Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste na última terça-feira (17/1), prossegue em toda a cidade. As ações foram adotadas para coibir a grande incidência do mosquito, tão comum neste período do ano e que é resultante das chuvas e do calor. Todos os cursos d'água e córregos do município estão sendo vistoriados, num busca e detecção de focos e larvas do pernilongo.
Segundo informações do setor, o tratamento químico será realizado somente se forem encontrados focos, já que a aplicação de produto químico atenderá as restrições legais e ambientais. Haverá a aplicação de larvicida biológico, de baixo impacto ambiental, para matar a larva na água e impedir o nascimento de novos mosquitos. Também há a aplicação de fumaça, para matar os pernilongos que estiverem voando nas margens, evitando a postagem de ovos. O serviço deverá ser concluído em apenas quatro semanas.
Relatório das Atividades:
No Jardim Alfa, não foi encontrado nenhum foco, por isso não houve necessidade de nenhum tratamento. Já na região dos córregos Pacheco, Saudade e do Ribeirão dos Toledos, foi feita pulverização e aplicação de larvicida. Sexta-feira, a equipe de trabalho esteve no Córrego Giovanetti, e em trecho do Córrego Mollon (Parque Planalto do Sol II até Laranjeiras).