Espantalhos da horta ganham nomes de Margarida e Chico Bento.
O casal de espantalhos que cuida da horta do Cimca I (Centro de Integração Municipal da Criança e do Adolescente), da Vila Boldrin, ganhou nome esta semana, sendo chamados agora de Chico Bento e Margarida. Na semana passada, um concurso de redação para escolher o nome do espantalho e da espantalha movimentou as crianças e adolescentes do Centro.
As redações vencedoras foram "O Espantalho Chico Bento" dos alunos do período da manhã, de sete a nove anos, da monitora Sandra Maria Pires de Moraes, e "João e a Espantalha Margarida", do período da tarde, dos alunos de 13 a 15 anos, da monitora Heloísa Santos da Silva. Os 25 alunos das classes vencedoras vão receber o prêmio na próxima semana (05), quando vão fazer um piquenique no Parque dos Ipês. As redações vencedoras estão a seguir.
"O Espantalho Chico Bento"
O Chico Bento ajudava o Seu João da horta, ele vigia e espanta os passarinhos para não comerem as verduras.
É muito bonito, simpático e risonho. Achamos que ele devia pular corda e jogar bola com a gente.
Quando chove, coitadinho do Chico Bento! Fica todinho molhado e só se seca quando vem o sol.
Sempre que temos saudade dele damos uma olhadinha pela janela, e lá está ele sorrindo.
O chapéu dele é igual ao do Chico Bento das histórias em quadrinhos.
Achamos que ele é namorado da Bel, só que a gente acha que ele deveria arrumar outra namorada.
Será que ele consegue?
"João e a Espantalha Margarida"
Senhor João era um jardineiro muito conhecido, pois ele cuidava de uma horta que pertencia a um projeto social, o Cimca.
Na horta havia muitas verduras e legumes, só que tem um pequeno problema, os pássaros comiam todas as plantas, inclusive as alfaces e só deixavam os talinhos.
O senhor João já não sabia mais o que fazer. Passava veneno, fazia armadilhas, mas nada adiantava.
Até que a monitora Fátima viu o estado da horta e disse:
- A nossa horta não pode ficar desse jeito.
E foi para sua sala inventar alguma coisa para espantar os pássaros.
Ela teve a idéia de fazer uma espantalha, quando ela terminou falou para o senhor João:
- Isto aqui vai salvar a nossa horta - senhor João respondeu:
- Que boa idéia, mas precisamos dar um nome para ela.
Vários nomes apareceram, porém eles resolveram colocar Margarida.
Levaram então Margarida e colocaram-na no meio da horta.
Eles ficaram observando e perceberam que os pássaros começaram a desaparecer.
Senhor João ficou muito contente e disse para Fátima.
- Agora não preciso me preocupar com os pássaros, vou poder cuidar melhor da horta para dar verduras fresquinhas para nós.