Parceria entre Município e Estado garantiu verba superior a R$ 450 mil
A Escola Estadual Comendador Emílio Romi, localizada na Vila Aparecida, comemora o dia do seu patrono nesta sexta-feira (29/06) enquanto passa por uma ampla reforma. A obra é financiada pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) da Secretaria Estadual de Educação, a pedido do prefeito José Maria de Araújo Júnior. O convênio firmado faz parte do PAC (Programa de Ação Cooperativa) Estado/Município para construções escolares. Uma verba de R$ 453.205,64 foi destinada à recuperação do prédio, inaugurado em 1956.
Já foram reformados os banheiros, o galpão e as salas de aula do prédio anexo, com troca de piso, pintura interna e externa, reforma de telhado, troca de encanamento de esgoto, nova instalação elétrica e substituição de bebedouros.
No momento, a reforma concentra-se no piso superior do prédio principal, onde foi realizada a substituição de piso de madeira por piso frio, a reforma dos forros e uma revisão da parte elétrica. A pintura das salas e a troca de portas já estão sendo finalizadas. "É um alívio ver essas classes sendo reformadas. Quando chovia, a água escorria pelo ventilador, e as aulas tinham que ser suspensas", comemora a diretora da escola, Juliana Maria de Oliveira Amaral Mello.
Nesta terça-feira (27/06), representantes da FDE e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços vistoriaram as obras, definindo os próximos passos da reforma. A meta agora é acelerar os serviços durante o recesso de julho, para terminar a pintura interna; reformar a cozinha, o refeitório, a biblioteca e salas administrativas; colocar antiderrapante nas escadas e recuperar o piso de madeira do pavimento inferior.
Segundo a diretora da escola, a reforma fez-se necessária muito mais por segurança do que por estética, pois se trata de um prédio muito antigo, com muitas infiltrações. "A nossa comunidade escolar é muito grata à atual administração municipal. Essa era uma luta de mais de dez anos, e graças ao empenho da prefeitura junto ao governo do estado, direção, funcionários, alunos e pais já puderam comemorar essa vitória", emociona-se Juliana Mello.
Dia do Patrono
Nesta sexta-feira comemora-se 111 anos de nascimento do Comendador Américo Emílio Romi. E para celebrar a data do patrono, a escola promoverá uma missa, no galpão reformado, a partir das 9 horas, com o padre Edvaldo de Paula Nascimento. O evento é aberto a toda comunidade.
Américo Emílio Romi foi quem iniciou as negociações para que a escola saísse do papel, quando assumiu a prefeitura barbarense em 1952. O sonho foi realizado quatro anos depois, com a transferência dos primeiros estudantes.
Hoje a escola conta com cerca de 700 alunos, entre Ensino Fundamental e Médio Regular e Supletivo.