Unidade Modular "Dr. Afonso Ramos" é o local da coleta.
O Município de Santa Bárbara promove na terça-feira (03), das 9 às 12 horas, a sétima edição da Campanha de Doação de Sangue de 2007, na Unidade Modular "Dr. Afonso Ramos".
Para ser doador, basta ser saudável, ter entre 18 e 60 anos, pesar mais de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Antes da coleta do sangue, alguns cuidados são tomados como a aferição da pressão arterial e a realização de exame de glicemia. Outro procedimento adotado é uma entrevista, que auxilia na verificação das condições de saúde do doador. Após estes procedimentos, cada voluntário é atendido para a coleta de até 480 mililitros de sangue na bolsa e 30 mililitros para amostra.
A Campanha de Doação de Sangue é feita sempre na primeira terça-feira do mês. É uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemocentro da Unicamp e o Lions Club de Santa Bárbara d'Oeste (Centro e Pérola).
A Unidade Modular "Dr. Afonso Ramos" está localizada na Rua do Trigo, 1005 - Jardim Pérola.