O curso teve início em março e foi encerrado na noite de ontem.
Os professores da rede municipal de educação de Santa Bárbara d'Oeste aprenderam uma maneira diferente de contar histórias para os alunos através de um curso promovido pela Secretaria Municipal de Educação. É a "Arte de Contar Histórias" que foi conduzida pela coordenadora do EJA (Educação de Jovens e Adultos), Luzia Rodrigues de Souza.
O curso teve início em março e foi encerrado na noite de ontem. Os professores tiveram encontros quinzenais, de quarta-feira, na própria Secretaria de Educação. Além dos professores da rede, participaram também os coordenadores de educação e dirigentes municipais. Como a procura foi grande, o número de inscritos foi dividido em duas turmas, num total de 45 participantes.
Os encontros tiveram o objetivo de capacitar o professor a contar histórias e realizar outras ações com criatividade e sensibilidade. "Contar histórias é resolver conflitos, vencer o medo e a timidez, é uma maneira ousada de agir", explica Luzia. A coordenadora lembra que a leitura compartilhada já é realizada nas escolas, mas o curso tentou mostrar como é possível fazer algo a mais do que ler e contar. Para isso, utilizou recursos que prendem a atenção do ouvinte, como fundo musical, tom de voz e gestos adequados, além de objetos que acrescentam informações à história.
Para o aluno que ouve atentamente, o resultado se mostra na vontade e na curiosidade de ler o texto escolhido pelo professor. "Além do incentivo à leitura, que é tão importante para as crianças hoje em dia, o ato de contar histórias implica numa atitude de respeito e atenção por parte de quem ouve", acrescenta a coordenadora. Ela lembra que não é preciso ter dom para isso, apenas vontade e aprendizagem.
Os resultados foram relatados pelas professoras durante o decorrer das reuniões. Os alunos se mostraram mais interessados e menos dispersos e as professoras com mais paciência para conter a classe. O curso foi realizado pela primeira vez este ano, com uma duração de 40 horas. Desde 2001, o assunto tem sido abordado para os educadores, mas somente em quatro horas de instrução.
Na noite desta quarta-feira (04), às 19h30, foi realizado o encerramento dos encontros na Secretaria Municipal de Educação. Algumas professoras mostraram o que aprenderam contando uma história para todo o grupo. Logo em seguida, a coordenadora Luzia contou a história "O chá da gratidão", e todas puderam degustar um chá e conversar sobre o que aprenderam. A intenção da coordenadora é que o grupo volte a se reunir para expor os resultados obtidos em sala de aula.
Katia R. Silva