Contadores se reúnem para abertura do evento.
Começou na tarde de hoje o Iº Encontro Nacional de Contadores de Histórias de Santa Bárbara d'Oeste, na Igreja da antiga Usina Santa Bárbara. Vários participantes se cadastraram e já puderam apreciar a primeira história com a contadora Carmelina Piza, de Piracicaba, que já trabalha com contação há 15 anos. "As histórias trabalham com o inconsciente das pessoas e desperta o narrador que mora dentro de nós", explica Carmelina.
Além de educadores e contadores da região, muitos vieram de longe, do Estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro e até de Goiás. A contadora Iara Lima, da cidade de Campos (RJ), quer aproveitar a ocasião para conhecer as histórias regionais que serão apresentadas. "Gosto daquelas histórias que ouvimos da nossa avó", conta. Para a contadora Renata Freitas, de Ituiutaba (MG) a troca de idéias entre os contadores é muito importante na atividade.
Para o secretário de Cultura, José Benedito Varella, o evento é importante para os contadores de histórias e para a população em geral. "Os contadores, profissionais ou não, podem enriquecer o próprio repertório e trocar experiência e o público vai poder apreciar diferentes histórias. Vale a pena participar", comenta. O secretário ressalta que Santa Bárbara já tem tradição na contação de histórias, com o trabalho realizado nas bibliotecas municipais e na Casa Encantada.
"O primeiro curso para contadores de histórias em nossa cidade aconteceu há vinte anos, durante a primeira gestão do prefeito Zé Maria", relembrou o secretário, que ressalta que a participação da Secretaria Municipal de Educação foi fundamental para a realização do evento. A programação amanhã continua, a partir das 9h, nas Bibliotecas Central, do Caic e Léo Sallum, além da Praça Rossi Armênio, no Jardim Europa. A entrada é franca e aberta a toda a população.