Quinta-feira, às 20 horas, abertura da Exposição "Ó Abre-Alas... memórias dos carnavais barbarenses".
A Secretaria de Cultura, por meio do Centro de Memória, irá inaugurar na próxima quinta-feira (23/2), às 20 horas, a Exposição "Ó Abre-Alas... memórias dos carnavais barbarenses". A exposição será na Sala do Artista Antonio Duarte. Na abertura haverá a apresentação da Cia. Xekmat de Teatro. A mostra que ficará aberta para visitação pública até o dia 23 de março, será composta por uma seleção de mais de 50 fotografias, da década de 1930 até 2000, das festas carnavalescas que aconteceram na cidade como bailes e desfiles.
Além das fotos, haverá roupas e um vídeo com depoimentos sobre como eram os carnavais de Santa Bárbara d'Oeste nas décadas passadas. Participam dos depoimentos Augusto Scomparin, José Naidelice, Antonio Carlos Angolini e outros. A mostra foi possível graças a contribuição de vários munícipes, que forneceram fotografias particulares, antigas, que retratam as festas carnavalescas da cidade. As fotografias foram digitalizadas e as imagens passam a fazer parte do acervo do Centro de Memória.
O nome da exposição faz referencia a marchinha composta por Chiquinha Gonzaga em 1899, e que ainda é muito cantada nos bailes carnavalescos: "Ó abre alas que eu quero passar, Ó abre alas que eu quero passar, Eu sou da lira não posso negar, Eu sou da lira não posso negar". O Museu da Imigração fica na Praça 9 de Julho,s/n, no centro.A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 8 horas às 11h30 e das 13 às 17.