Ação envolve aconselhamento e coleta de sangue para testagem do vírus
O Programa Municipal de DST/HIV/AIDS continua com a Campanha "Fique Sabendo", do Ministério da Saúde. De 25 de agosto a 5 de setembro, os trabalhos serão intensificados através da Campanha Estadual de Ampliação do Diagnóstico Precoce do HIV.
O Fique Sabendo tem como objetivo diagnosticar a AIDS de forma precoce, quebrar a cadeia de transmissão e melhorar a qualidade de vida das pessoas que já são portadoras do vírus HIV na cidade. O trabalho promove o aconselhamento e coleta de sangue para testagem do vírus, cujo resultado fica pronto em no máximo 30 dias.
O diagnóstico precoce é muito importante para garantir a qualidade de vida da pessoa infectada. Além do incentivo à testagem, a campanha de ampliação vai informar sobre as formas de prevenção das DST/HIV/AIDS, a rede disponível de serviços e encaminhar as pessoas diagnosticadas com HIV aos serviços especializados.
"Esperamos que, através desta Campanha, as pessoas se conscientizem sobre a importância do teste de HIV e, se caso o resultado seja positivo, tenham acesso ao tratamento como garantia de melhor qualidade de vida. Além disto, queremos reforçar o uso do preservativo como método de prevenção", informou a coordenadora do Programa de DST/HIV/AIDS do Município, Nelisa Abe Cruz.
Em Santa Bárbara d´Oeste, o atendimento é realizado, de segunda a sexta-feira, das 7 às 15 horas, no Ambulatório Municipal de Doenças Infectocontagiosas, localizado no Centro de Saúde "Dr. Jeber Juabre". E das 8 às 13 horas e das 17 às 19 horas, no Posto Médico "Dr. Simão Gandelman" (Jardim Europa).
Os interessados em efetuar o teste de HIV podem contar com total sigilo por parte dos profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Nelisa, a informação ainda é uma das maiores armas contra a doença e o preconceito.
A AIDS é uma doença que ainda não tem cura. Ela é causada pelo vírus HIV, que é transmitido pelo contato com sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno de uma pessoa infectada. A principal via de transmissão se dá através das relações sexuais desprotegidas por isto, uma das formas mais eficazes de proteção é o uso do preservativo, o qual pode ser retirado gratuitamente em todos os Postos Médicos do Município.
Disque AIDS
O Município de Santa Bárbara d´Oeste oferece à população o Disque AIDS. Um serviço telefônico gratuito com informações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis, HIV e AIDS. As pessoas que tiverem dúvidas podem ligar para: 0800 77 09 160, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas. A ligação é sigilosa e não é necessária a identificação do usuário.